Festival Temático de Trânsito chega à 20ª edição com foco em educação e cidadania
Redação
FETRAN
A 20ª edição do Festival Temático de Trânsito foi aberta na tarde desta segunda-feira (1º), no auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá. O evento, que segue até sexta-feira (5), reúne apresentações artísticas com foco na educação para o trânsito, voltadas a crianças da rede pública de ensino.
Realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Educação, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o festival utiliza a arte como ferramenta para promover conscientização sobre segurança viária, especialmente entre o público infantil.
Arte e educação em cena
Logo na abertura, os alunos das EMEBs Ana Teresa Arcos Krause e Osmar José do Carmo Cabral, com idades entre 4 e 11 anos, assistiram a uma apresentação musical com clássicos da MPB e o Hino Nacional. Em seguida, participaram de três peças teatrais com temáticas voltadas ao trânsito:
“O Tomatinho Vermelho no Trânsito”
“No Trânsito a Vida é Mais Importante”
“Atenção no Trânsito”
As encenações abordaram de forma lúdica e educativa aspectos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), reforçando a importância da responsabilidade compartilhada entre motoristas, ciclistas e pedestres.
Conscientização desde cedo
O secretário municipal de Educação, Amauri Monge Fernandes, destacou a importância do projeto. “É uma ação que nasceu para salvar vidas. Levar essa consciência desde a primeira infância é essencial para construirmos um trânsito mais humano e seguro”.
O agente da PRF, Enéias Cavalcante da Silva, integrante do grupo de educação para o trânsito da corporação, também reforçou o papel da arte nesse processo. “Atraímos pela arte o despertar da consciência. Muitos adolescentes estão às vésperas de tirar a habilitação, e as crianças são o futuro do país”.
De acordo com a assessora pedagógica Andréia Mesquita Foratto, o projeto envolve diretamente 640 alunos, o que amplia ainda mais o alcance da ação. “É gratificante ver o envolvimento das crianças e saber que estamos colaborando com a formação de cidadãos mais conscientes”.