Exames de vista podem diagnosticar doenças cardíacas e outras.
Metrópoles
Entenda!
Uma das especialidades negligenciadas nos exames de rotina é a oftalmologia. No entanto, deixar de fazer os testes oculares pode permitir o avanço despercebido de algumas doenças, uma vez que é possível identificar comorbidades por meio dos olhos.
Alguns exemplos são hipertensão arterial, diabetes, sífilis, linfomas, toxoplasmose, alguns tipos de câncer, problemas no fígado, hipertireoidismo, infecções sexualmente transmissíveis e problemas neurológicos, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e até Alzheimer.
Segundo o oftalmologista Omar Assae, do Hospital Cema, em São Paulo, o ideal é iniciar o check-up ocular em idade pré-escolar.
“Entre os principais exames que as pessoas devem fazer frequentemente estão os que avaliam a visão de perto e longe, pressão ocular e retina. A avaliação deve ocorrer uma vez ao ano, desde que não exista uma condição ocular ou doença pré-existente que necessite de consultas mais frequentes”, afirma Assae.
Veja como algumas condições podem ser diagnosticadas pelo olho:
TDAH
“Exames que avaliam a atividade dos neurônios dentro da retina são capazes mapear o cérebro e, portanto, detectar e sinalizar distúrbios de desenvolvimento neurológico, como o TDAH”, destaca o médico.
Alzheimer
O oftalmologista aponta que pessoas com Alzheimer apresentam menos vasos sanguíneos e menor fluxo sanguíneo na retina em comparação com indivíduos saudáveis ou com deterioração cognitiva leve.
“Acredita-se que essas pequenas mudanças nos pequenos vasos sanguíneos da retina podem refletir alterações semelhantes no cérebro”, destaca Assae.

Pacientes de Alzheimer sofrem com perda de memória
Diabetes
Um paciente com diabetes tem predisposição a desenvolver doenças oculares como retinopatia diabética, glaucoma, catarata e edema macular diabético. Todas elas podem ser detectadas pela fundoscopia, que é capaz de avaliar os danos celulares causados pelo excesso de glicose no sangue.

A diabetes é uma doença causada pela falta de insulina no organismo
Hipertensão
Por conta da pressão alta, o paciente pode ter oclusão ou entupimento da veia da retina, descolamento de retina, hemorragia vítrea, catarata e glaucoma, além de edema em casos mais graves. Quando a visão é comprometida, o indivíduo pode começar a enxergar vultos ou desenvolver retinopatia hipertensiva.
A hipertensão pode se manifestar como um estreitamento focal e difuso nas paredes arteriais, semelhante a fios de prata ou cobre, juntamente com cortes arteriovenosos. As alterações estruturais ocorrem devido ao aumento da pressão nos vasos sanguíneos.

Hipertensão é a condição em que a força do sangue contra a parede das artérias é muito grande