Educação de VG se destaca no Prêmio Alfabetiza MT com 12 escolas premiadas
Redação
Reconhecimento
Várzea Grande recebeu, pela primeira vez, a 4ª edição do Prêmio Alfabetiza MT, iniciativa do Governo do Estado que reconhece os melhores resultados em alfabetização. O evento, realizado ontem (20) no ginásio poliesportivo Fiotão, reuniu dirigentes de escolas municipais e estaduais de todo o Mato Grosso e marcou um momento histórico para a educação do município.
A rede municipal de ensino conquistou 12 premiações, incluindo a categoria “Escolas Top 10”, a de Desempenho e a de Professora Destaque na Alfabetização com Equidade.
As Escolas Top 10 premiadas foram: EMEBs David Mayer, Antonia Felipa de Campos Martins, Ana Francisca de Barros, Maria de Lourdes Toledo Areias, Profª Rita Auxiliadora de Campos Cunha, Antônio Joaquim de Arruda, Profº Demétrio de Souza, Heroclito Leoncio Monteiro, Profª Salvelina Ferreira da Silva e Dr. Gabriel Muller. Já as vencedoras em Top 10 e Desempenho foram as EMEBs Alino Ferreira de Magalhães e Emanuel Benedito de Arruda. A professora Waldete da Guia Salasar Felipe, da EMEB Salvelina Ferreira da Silva, foi reconhecida como destaque individual na alfabetização.
Ao todo, a Seduc-MT premiou 100 escolas de Ensino Fundamental I, destinando R$ 5 milhões para fortalecer os trabalhos pedagógicos.
Para a professora Marli de Jesus, diretora da EMEB Emanuel Benedito de Arruda, a conquista é resultado do esforço coletivo:
“Esse prêmio representa o trabalho de excelência e dedicação, fruto do engajamento das professoras e da prática pedagógica diferenciada. O apoio da Secretaria Municipal de Educação foi fundamental para garantir o sucesso dos nossos alunos”, destacou.
O vice-prefeito Tião da Zaeli (PL), anfitrião do evento, ressaltou que a valorização da educação é prioridade da gestão:
“A base para o futuro das nossas crianças é a educação. Estamos dando condições e ferramentas para que professores e servidores tenham o suporte necessário. Essa premiação mostra que o esforço coletivo dá resultado”, afirmou.
Já o secretário municipal de Educação, Igor Cunha, enfatizou que Várzea Grande é hoje referência estadual:
“Nossos professores, gestores e coordenadores têm transformado a realidade do município. A meta da gestão Flávia-Tião é avançar ainda mais e alcançar o IDEB 6.0”, declarou.
O governador Mauro Mendes (União) destacou a evolução de Mato Grosso no cenário nacional:
“Em 2021, ocupávamos a 22ª posição do país. Hoje estamos na 8ª. Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
O prêmio também teve a presença do vice-governador Otaviano Pivetta e do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, que ressaltaram a importância da valorização dos professores e do impacto direto na vida dos estudantes.
Com 70% dos municípios melhorando seus índices de alfabetização em 2024, Mato Grosso superou a meta estabelecida pelo MEC, alcançando 60,59% de crianças alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental.