Cuiabá sedia 6ª Conferência Estadual das Cidades entre 18 e 20 de agosto
Redação
ETAPA ESTADUAL
O Governo de Mato Grosso promove, de 18 a 20 de agosto, em Cuiabá, a 6ª Conferência Estadual das Cidades, encontro que vai reunir representantes do poder público, sociedade civil e setor produtivo para debater os rumos do desenvolvimento urbano no estado.
A abertura está marcada para esta segunda-feira (18), às 18h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, e de um representante do Ministério das Cidades. O evento começa com palestras magnas sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e os investimentos do estado em políticas urbanas.
Debates e propostas
Durante três dias, a conferência será estruturada em painéis temáticos, grupos de discussão e plenárias. Os participantes irão discutir avanços e dificuldades na implementação das políticas urbanas, além de elaborar propostas concretas para a gestão democrática das cidades.
Entre os temas em debate estão:
articulação entre setores urbanos e políticas públicas,
gestão estratégica e financiamento,
mobilidade, habitação, meio ambiente e outros grandes temas transversais.
Etapa nacional
O encontro também será responsável por escolher as entidades estaduais que integrarão o Conselho Estadual das Cidades e eleger os delegados que representarão Mato Grosso na 6ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, organizada pelo Ministério das Cidades.
As propostas aprovadas em Cuiabá serão encaminhadas em relatório final para a etapa nacional, que reunirá representantes de todo o país na construção de diretrizes para cidades mais inclusivas, democráticas e sustentáveis.