Agosto Dourado começa em Várzea Grande com ações de apoio à amamentação
Redação
Campanha
A campanha Agosto Dourado foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (6), em Várzea Grande, com uma manhã especial na Unidade de Saúde da Família (USF) 24 de Dezembro. A iniciativa visa conscientizar sobre a importância do aleitamento materno e reforçar o compromisso da gestão municipal com a saúde materno-infantil.
A ação foi conduzida pela equipe do Programa Saúde da Criança e Adolescente, da Secretaria Municipal de Saúde. A unidade foi decorada com as cores da campanha (dourado e branco) e ofereceu café da manhã, sorteio de brindes e roda de conversa com profissionais da saúde. Temas como pega correta, benefícios do leite materno, tempo de arrotar e refluxo em bebês foram abordados.
A responsável técnica do programa, Steffany Carneiro, compartilhou sua experiência pessoal como mãe, destacando os desafios da amamentação e o papel essencial da rede de apoio. “Amamentar é um ato de amor que fortalece o vínculo e alimenta o corpo. Nós, da saúde, estamos aqui para orientar e apoiar”, afirmou.
A campanha continua em outras unidades de saúde durante o mês de agosto. Confira a programação:
Programação Agosto Dourado em Várzea Grande
USF Capão Grande – 07/08, às 14h
USF Marajoara – 13/08, às 13h
USF Ouro Verde – 15/08, às 7h45
USF Parque do Lago – 15/08
USF Construmat – 19/08, às 8h30
USF São Mateus – 20/08, às 8h
USF Santa Isabel – 20/08, às 14h
USF Souza Lima – 20/08, às 8h
USF Água Limpa – 21/08, às 7h
Maringá 1 – 22/08, às 8h
USF Cohab Cristo Rei – 25/08, às 13h
USF Passagem da Conceição – 27/08, às 8h
USF Manga – 27/08, às 8h
Sobre o Agosto Dourado
De acordo com a OMS, o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e complementado até os dois anos ou mais pode salvar mais de 820 mil crianças por ano no mundo. A campanha também combate a desinformação e incentiva ambientes que apoiem a amamentação, seja em casa, no trabalho ou em espaços públicos.
Amamentar salva vidas, fortalece vínculos e promove um futuro mais saudável para todos.