Energisa "esquiva" de responsabilidade em fios soltos em postes em VG
Suzana Agnello
Energisa
Após varias reclamações sobre fiações soltas em postes, do qual chegam atrapalhar os transeuntes e motoristas, a reportagem do noveen foi ouvir algumas dessas reclamações.
A professora aposentada Clarice Gomes comentou sobre sua indignação.
"Nosso bairro a anos tem o mesmo problema, fiações caídas pela calçadas e cabos muito baixo. Aqui mesmo na Avenida Marechal Rondon, está até perigoso crianças brincarem nas calçadas por conta do emaranhado de fios", disse a moradora Clarice Gomes.
Outro problema considerado grave pelos moradores em Várzea Grande é o perigo de descargas elétricas com tanta fiação solta, como explica a dona de casa Sara Silva.
"A gente nunca sabe o que é ou não fios energizados. Acaba que o medo inibe a utilização das calçadas, fazendo que andemos pelos cantos das ruas."
No entanto, a Energisa explica que não é de sua responsabilidade a manutenção dessas fiações.
"A Energisa informa que a ANEEL (?) e ANATEL (??) estabelecem responsabilidades para o uso compartilhado dos postes. A concessionária cede o espaço para os cabos de telefonia e internet e é responsabilidade das empresas de telecomunicação fazer a instalação e manutenção deste cabeamento, evitando fios soltos ou muito baixos, além de situação que coloquem a população em risco'.
A Energisa também revela tem feito um trabalho de fiscalização em todo o estado, identificando cabos irregulares e inativos.
"Em Várzea Grande, foram flagrados 2 mil irregularidades. Neste momento, a concessionária aguarda que empresas de telefonia regularizarem a situação. Já fez várias reuniões informando sobre o problema, notificando 90 empresas sobre a regularização", disse a empresa que continua:
"Além disso, contratou uma prestadora especializada na remoção de cabos. Já foram removidos 150 de fios só neste ano".