Minissérie on-line apresenta questões relacionadas à inclusão na moda


 - Foto: Divulgação
09/10/2023 às 14:20
Metrópoles

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Com o objetivo de contribuir para a inclusão na moda, o Instituto C&A, pilar social da varejista no Brasil, e a plataforma Meu Corpo É Real lançaram uma minissérie educativa. A ideia principal é desmistificar estereótipos e estigmas que permeiam a vida de pessoas com deficiência, principalmente relacionados ao vestuário. Ao todo, serão quatro episódios on-line.

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O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro

Inclusão na moda

Os primeiros episódios estão disponíveis no YouTube. Intitulada Curadoria Inclusiva – Costurando Vivências para Desenhar Novos Futuros, a minissérie tem curadoria e roteiro assinados pela designer anticapacitista Michele Simões, que escolheu participantes ligadas à temática.

Entre as convidadas, estão Rebeca Costa, Laís Ramires, Geisa Farini e Maria Paula Vieira. O objetivo é que elas compartilhem perspectivas, vivências e opiniões sobre sobre acessibilidade para pessoas com deficiência e inclusão na moda.

“Moda inclusiva não deve ser restrita como um item feito para facilitar a vida de consumidores com deficiência, mas como um espaço a ser acessado de forma segura e ‘democrática’, dentro de narrativas estéticas que também se preocupem em criar e gerar desejo para corpos que acessam o mundo fora da via considerada padrão. Escolher a forma como você quer se apresentar ao mundo, sem para isso ter que se direcionar ao lugar especial, é um dos grandes propósitos do Meu Corpo é Real. A gente acredita e trabalha para que um dia a moda possa ser apenas moda, sem complementos”, destacou Simões em comunicado.

 

Com arara de roupas ao fundo, mulher cadeirante, que usa look rosa de alfaiataria, conversa com mulher com nanismo, que usa blusa roxa - Metrópoles

Idealizadora da plataforma Meu Corpo é Real, a estilista Michele Simões comanda a minissérie. A primeira convidada foi Rebeca Costa, modelo, advogada e palestrante

Laís Ramires, que é artista ativista, ilustradora e gerente de marketing, também participou

Um dos episódios tem a presença de Geisa Farini. Além de engenheira de software, ela é palestrante e produtora de conteúdo sobre beleza, viagens, música e vivência com deficiência visual

 

Em provador de roupas, mulher cadeirante usa casaco marrom, calça jeans e tênis branco - Metrópoles

Outra convidada foi a jornalista Maria Paula. Ela também é modelo, atriz, influencer e fotógrafa

No conteúdo, as convidadas pontuam necessidades e desafios do dia a dia com o intuito de oferecer insights para a criação de peças funcionais, mas também com informação de moda e tendências. Além de abrangentes e inclusivas, as coleções devem ser atrativas e possibilitar que as pessoas com deficiência utilizem o vestuário como um meio de expressão.

“Quando o assunto é moda inclusiva, vemos uma grande e sensata preocupação com a modelagem dos produtos, porém o ecossistema que envolve esse tema é muito mais vasto do que apenas a funcionalidade das peças. O fio condutor para o desenvolvimento da minissérie foi abrir um diálogo no qual a moda para PcDs comece a avançar também em frentes quase nunca abordadas, tais como repertório de estilo, experiência de compra, cadeia produtiva e não menos importante, funcionalidade de produtos”, pontuou Michele Simões.

Em loja, mulher com nanismo segura camisa listrada em cabide - Metrópoles

Nos episódios, as convidadas mostram o que costumam vestir

Em provador de roupas, mulher com nanismo desfila usando camisa de couro, saia e sapato preto - Metrópoles

A minissérie Curadoria Inclusiva – Costurando Vivências para Desenhar Novos Futuros é uma iniciativa do Instituto C&A

 

Em loja de roupas, mulher cadeirante usa blusa preta e saia azul longa - Metrópoles

O projeto convida o espectador a uma jornada educativa sobre inclusão

Há mais de 30 anos, o Instituto C&A desenvolve ações voluntárias, projetos de fomento ao empreendedorismo e empregabilidade na moda. Já a plataforma Meu Corpo é real atua no desenvolvimento de projetos focados em consumidores com deficiência desde 2015, com o objetivo de conectar profissionais, marcas e consumidores.

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