Eleitor que não regularizar título até 29 de maio terá documento cancelado, alerta TSE
Redação
ATENÇÃO
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que mais de 5,3 milhões de títulos eleitorais estão prestes a ser cancelados em todo o país. O número corresponde a eleitores que não compareceram às três últimas eleições, não justificaram as ausências e tampouco pagaram as multas correspondentes.
O cancelamento será realizado sem aviso individual. Por isso, cabe ao próprio cidadão verificar sua situação eleitoral por meio do site do TSE. Apesar disso, ainda existe uma última oportunidade para regularizar o documento.
Os eleitores que se encontram nessa condição devem procurar um cartório eleitoral até o dia 29 de maio. No atendimento, serão orientados a fazer a regularização do título, seja presencialmente ou por meio do Autoatendimento Eleitoral. Será necessário apresentar os documentos exigidos e, se houver pendências financeiras, quitar as multas — que, por si só, não impedem o cancelamento, caso o eleitor não solicite também a regularização.
A partir do dia 30 de maio, quem não tiver tomado nenhuma providência terá o título cancelado, o que impede o exercício do voto e a possibilidade de candidatura em futuras eleições.