É possível evitar dores causadas pela má postura. Saiba como


 - Foto: Divulgação
28/09/2023 às 14:43
Metrópoles

saúde e bem estar

Entre as diversas dores que atingem o corpo, os desconfortos na coluna certamente estão entre os mais frequentes – e também entre os mais incapacitantes. A dor nas costas pode irradiar desde o pescoço e os ombros até a lombar, e sua causa mais frequente é a má postura.

“As dores associadas à má postura, como a cervicalgia e lombalgia, estão diretamente relacionadas à questão da coluna cervical e lombar, porque são partes que consideramos mais livres. Elas são sobrepostas por grupos musculares de sustentação, já a torácica tem uma grade de costelas que ajuda a manter a postura”, explica o ortopedista Alessandro Santoro, especialista em coluna vertebral.

Segundo ele, a dor é consequência de longos períodos de má postura. Na época da pandemia, por exemplo, o tempo de exposição do paciente ou do funcionário na frente do computador foi muito maior. “O paciente do home-office, em vez de seis ou oito horas trabalhando, ficou 10 horas, 12 ou até 14 horas no computador em casa, o que gerou uma sobrecarga”, afirma.

Para previnir os danos à coluna causados pela má postura, a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) recomenda que o paciente se levante, mude de posição e faça alguns alongamentos a cada 40 ou 50 minutos.

Intervalos para evitar dores

“É importante se levantar para tomar uma água, falar com alguém ou buscar um papel na impressora, por exemplo. Isso porque essas ações ajudam a mudar a posição e reduzem o tempo que a pessoa passa sentada. Em casa, por causa do home-office, o hábito de ficar muito tempo parado piorou, por isso, é importante se conceder intervalos”, destaca o ortopedista.

Dor sem alívio

Aquela dor que não passa com repouso ou mesmo com medicações é um sinal de que o paciente continua persistindo no erro, adverte o Dr. Alessandro. “Muitas vezes, ele acaba ficando 10, 12 ou 14 horas sentado. Depois toma um remédio, e continua na mesma ação, repetindo a coisa errada. O que leva a um sinal de alerta é uma piora da dor sem resposta à medicação, então é preciso mudar o hábito”, diz.

O médico lembra que a dor do nosso corpo nada mais é que um alerta dizendo que tem alguma coisa errada. Portanto, se você não respeitar, a tendência é piorar até te travar. “Então, se começou a piorar a dor, você fez uso dos analgésicos, e não está tendo resposta, procure um médico”, recomenda.

Existe uma postura correta?

Quando tentamos corrigir a postura, automaticamente pensamos na posição completamente correta, de joelhos e cintura em 90 graus, e cotovelos apoiados na mesa. No entanto, esta ideia caiu por terra, afirma Alessandro. “Isso porque, apesar de você ter que ficar na posição correta o tempo inteiro, para isso, precisa de força muscular”, diz o médico. 

Segundo ele, a postura correta nada mais é que um período onde você vai gastar menos energia da sua musculatura paravertebral. “O ideal é que o paciente se levante a cada 40 ou 50 minutos e mantenha a coluna o mais ereta possível”, reforça.

Além disso, vale a pena destacar que todos devemos ter hábitos saudáveis. Por isso, o ortopedista indica sempre pensar em uma atividade física ao procurar uma mudança de hábito. “Não é só adquirir uma postura correta que vai te ajudar no seu dia de trabalho”, destaca. 

O segredo para corrigir a postura


“Se você precisa cumprir uma agenda de oito ou 10 horas continuamente na frente do computador, pense que isso seria uma maratona para a sua coluna. Então, você tem que treiná-la para que a musculatura consiga te manter numa postura melhor. O segredo é atividade física, sempre pensando num bem-estar. O ideal é fazer um trabalho de fortalecimento, preparando a coluna para o seu dia a dia, que pode ser mais leve ou pesado”, recomenda o ortopedista.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito