MEC divulga lista de espera do Fies 2025 com vagas remanescentes; chamadas vão até 22 de maio
Redação
ATENÇÃO
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (15) o resultado da lista de espera para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2025. Os candidatos pré-selecionados devem ficar atentos: a convocação vai até o dia 22 de maio e pode ser consultada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A participação na lista de espera é automática para quem não foi chamado na chamada única do processo seletivo das vagas remanescentes. Os candidatos que forem pré-selecionados precisam comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até dois dias úteis após a pré-seleção para confirmar os dados fornecidos na inscrição.
Depois, é necessário validar as informações junto a um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a comprovação na CPSA. A entrega dos documentos pode ser feita presencialmente ou online, conforme o Edital nº 7/2025. Caso a documentação seja aprovada, o candidato formaliza o contrato de financiamento.
As vagas remanescentes correspondem às oportunidades que não foram preenchidas nas etapas regulares do Fies e são destinadas a estudantes que atendam aos critérios de frequência mínima para concluir o semestre letivo na opção de curso, turno e local em que se inscreveram.
O edital prevê que 50% dessas vagas sejam reservadas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), conforme as regras do Fies Social. Além disso, há reserva proporcional para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, com base nos dados do último censo do IBGE.
Os pré-selecionados pelo Fies Social podem solicitar financiamento integral, cobrindo até 100% dos custos educacionais. Esses candidatos são identificados automaticamente a partir da base de dados do CadÚnico, fornecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo estão dispensados de comprovar renda junto à CPSA, mas devem validar as demais informações. Se forem detectadas inconsistências, poderá ser solicitada documentação complementar.
Candidatos com deficiência precisam comprovar sua condição com laudo médico que especifique o tipo e grau da deficiência, incluindo o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Todos os pré-selecionados devem seguir os prazos e procedimentos do edital para garantir sua vaga no Fies.
O Fies, criado pela Lei nº 10.260/2001, é um programa do MEC que oferece financiamento para estudantes cursarem graduação em instituições privadas de ensino superior que participam do programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).