Metabolismo: veja 5 hábitos que podem atrasar o funcionamento do corpo


 - Foto: Divulgação
28/09/2023 às 09:21
Metrópoles

saúde e bem estar

O conjunto das reações químicas que controlam a forma como absorvemos e processamos substâncias é chamado de metabolismo. Apesar de ser muito relacionado ao processo de perda de peso, ele está ligado a todo o acúmulo e queima de energia pelo corpo, incluindo a concentração para realizar tarefas e até os batimentos cardíacos.

Cada pessoa tem um ritmo e uma capacidade diferente de processar as enzimas do corpo — algumas pessoas magras, por exemplo, comem muito e, por isso, acreditam ter o metabolismo rápido. Porém, o ritmo não é uma constante e diversos hábitos podem fazer com que a demanda energética do corpo aumente ou diminua.

“Podemos acelerar o metabolismo até ao estudar intensamente. Devemos nos preocupar em manter uma alimentação adequada e evitar sobrecarregar os rins devido ao excesso de trocas químicas no corpo”, aponta o bioquímico Marcos Roberto de Oliveira, autor do livro Seu Metabolismo É Incrível.

Pensando em acelerar o metabolismo com saúde, a endocrinologista Claudia Chang, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), preparou cinco dicas de comportamentos que devem ser evitados para não sobrecarregar o corpo. Confira:

Estresse

iStockTrânsito e estresse

Estresse pode ter efeitos até no emagrecimento ao mudar hormônios do corpo

“Nas situações que envolvem estresse e ansiedade, o organismo libera o hormônio cortisol. Ele afeta os processos metabólicos, desequilibrando o desempenho do corpo”, explica Claudia. Segundo ela, o excesso da substância sobrecarrega o metabolismo e facilita o acúmulo de peso.

Alimentação incorreta

Fotografia mostra mãos segurando um prato de comida cheia de proteínas e uma caixa de ovos em cima da mesa - Metrópoles

Comer mais proteínas faz com que o metabolismo se acelere

Para pessoas que costumam ter o metabolismo lento, a alimentação precisa ser muito mais controlada, já que o corpo tende a acumular e guardar energia. Entretanto, restringir demais a dieta pode causar perda de massa muscular, reduzindo o metabolismo a longo prazo.

De acordo com a endocrinologista, o organismo gasta mais energia na digestão de proteínas quando comparado à gordura ou ao carboidrato, por isso a ingestão de alimentos ricos neste macronutriente costuma acelerar o metabolismo.

Para aumentar a atividade do organismo sem descuidar da saúde, o ideal é substituir parte dos carboidratos por opções com pouca gordura e muita proteína, como carnes magras, ovos, feijões, nozes e laticínios.

Dormir mal

Mulher dormindo sorrindo

Dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do organismo

A privação do sono aumenta o estresse, diminui o metabolismo e ainda incentiva o cérebro a tomar decisões erradas ou impulsivas, como abusar de guloseimas calóricas ou deixar de praticar exercícios.

“Não descansar o suficiente desequilibra os hormônios da fome — a grelina (que aumenta o apetite) e a leptina (responsável pela saciedade) –, o que acaba se traduzindo em comer demais sem se dar conta”, explica Claudia.

Fazer os exercícios errados

mulher malhando

Malhar usando pesos e fortalecendo a musculatura é tão fundamental para perder peso como exercícios de cardio

O corpo queima calorias o tempo todo, mas em pessoas que praticam exercícios e tem maior musculatura, mesmo quando em repouso, essa taxa metabólica é mais alta, já que os músculos precisam de muita energia para se manter.

“Quem quer emagrecer não deve pensar em fazer apenas exercícios cardiovasculares. É preciso incluir de quatro a cinco sessões de treino de resistência por semana, ou seja, levantar peso. Exercícios como abdução das pernas, subir escadas ou abdominais são ideais para manter a massa muscular e também queimar calorias”, ensina a médica.

Cair em falsas promessas

Com o avanço da idade, quando o metabolismo tem tendência a cair, a ideia de perder peso com métodos e promessas irreais se torna tentadora, mas as soluções “milagrosas” não funcionam, além de colocar a saúde em risco.

“Evite o estresse físico e emocional de querer emagrecer a qualquer custo. O que realmente funciona é estabelecer um objetivo saudável e possível de ser alcançado, respeitando a sua saúde”, finaliza Claudia.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Ex-ator mirim de “Chocolate com Pimenta” explica por que deixou a TV
  • Política MT - Presidente do TCE afirma que VG só destrava com intervenção do Estado
  • Entrevista - João Gomes relata preconceito por ser nordestino
  • Mato Grosso - Várzea Grande abre inscrições online para 4,5 mil vagas na rede municipal
  • Entrevista - Lucas Leto conta como conciliou “Dança dos Famosos” com “Vale Tudo”
  • Mato Grosso - Inscrições para Prêmio Anual de Jornalismo de MT encerram domingo
  • Política Brasil - Jayme critica “casta” que controla MT e sinaliza disputa em 2026
  • Entrevista - Léo Moura aposta em título do Flamengo na Libertadores
  • Mato Grosso - Cuiabá promove Dia D neste sábado em todas as unidades de saúde
  • Geral - Jota.pê é eleito Artista do Ano no Prêmio Potências