Semob homenageia mães e reforça a importância do cuidado no trânsito
Redação
MAIO AMARELO
Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), está promovendo a campanha Maio Amarelo com foco na valorização da vida e na conscientização para a prevenção de acidentes de trânsito. A proposta é provocar reflexão sobre atitudes seguras nas vias e reforçar que o cuidado com o outro começa nas pequenas escolhas do dia a dia, especialmente no trânsito.
Como parte da programação, a campanha esteve na Estação Alencastro, no centro da capital, na sexta-feira (9), em uma ação especial em homenagem ao Dia das Mães. A iniciativa destacou mulheres que não dirigem veículos, mas conduzem a vida com dedicação, amor e responsabilidade. A homenagem emocionou quem passava pelo local e recebeu uma lembrança simbólica: um esmalte entregue em embalagem amarela, cor símbolo da campanha. O gesto simples teve como objetivo valorizar a autoestima das mães e reforçar a mensagem de que cuidar da vida começa por cuidar de si mesma.
“Amar a vida é isso: pensar em si e no outro. No trânsito, precisamos ter essa consciência. Evitar imprudências e cumprir as leis é colocar esse amor em prática”, explicou Marcus Garé, supervisor de Educação para o Trânsito da Semob. A supervisora Luciana Melo reforçou que muitas mães dependem diariamente do transporte coletivo e enfrentam a rotina com coragem e otimismo. “Essa lembrança é uma forma de reconhecer essa força e lembrar que ela também precisa se cuidar”, disse.
Para dona Neuza Pereira, moradora do bairro Planalto, a homenagem foi inesperada e emocionante. “Às vezes, um estranho faz mais do que os de casa. Já sou bisavó, e é bom ver que as gerações vão melhorando, cuidando mais umas das outras. Ações assim aquecem o coração.” Já Ivonice Moraes Aleixo, do residencial Nico Baracat I, recebeu o esmalte na sua cor favorita e destacou a importância de atitudes que valorizam a vida. Sua filha, Camila Aleixo, também aproveitou o momento para alertar sobre os perigos enfrentados por pedestres e a necessidade de respeito mútuo no trânsito.
O assessor especial da Semob, coronel Wilame Alves de Almeida, representando a vice-prefeita e secretária da pasta, coronel Vânia Rosa, destacou que a campanha também é um convite a cultivar o afeto e o cuidado. “A geração da vida vai além da maternidade biológica. É um gesto diário de amor e proteção. Precisamos espalhar esse calor humano nas ruas, principalmente em uma cidade como a nossa, onde o trânsito exige atenção e empatia”, afirmou.
A programação do Maio Amarelo continua até o fim do mês com diversas ações educativas, como palestras presenciais e online, atividades lúdicas voltadas para o público infantil e dinâmicas em empresas de Cuiabá e Várzea Grande. A agenda está tão movimentada que algumas atividades já foram estendidas até junho, segundo a Semob.
A campanha segue com o propósito de reforçar que escolhas seguras salvam vidas e que cada atitude no trânsito pode ser uma forma de amar — a si mesmo, ao próximo e à vida.