Estudo mostra melhor hora para treinar se quer perder peso mais rápido


 - Foto: Divulgação
19/09/2023 às 10:46
Metrópoles

Dicas

“O importante é ir à academia”. A frase costuma ser dita com frequência pelos aficionados em exercitar o corpo ou por aqueles com um objetivo em aberto. Entretanto, um estudo publicado pela revista acadêmica Obesity revelou que o horário de treinar pode contribuir com os resultados a serem alcançados, principalmente se envolver a perda de peso.

Realizada nos Estados Unidos, a pesquisa contou com a participação de 5.285 adultos de meia-idade, ou seja, com 45 a 59 anos, conforme define a Organização Mundial da Saúde (OMS). Pela análise, o melhor horário para fazer atividade física e potencializar o aumento da perda de gordura é das 7h às 9h.

Casal treinando na rua

Com base na pesquisa, o melhor horário para praticar atividade física é entre 7h e 9h

Os participantes do estudo chegaram a usar rastreadores fitness no quadril a fim de monitorar o exercício praticado. Os envolvidos ficaram com o dispositivo por sete dias consecutivos. Foi sugerido que eles se exercitassem em determinados horários, no caso, entre 7h e 9h; 11h e 13h; ou das 17h às 20h.

De acordo com o portal britânico The Sun, os pesquisadores notaram que quem “madrugava” na academia ou se exercitava cedo tinha índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal menores em relação àqueles que treinavam mais tarde.

Outro ponto positivo do grupo que pratica atividade física cedo é ter escolhas alimentares mais saudáveis. Segundo o The Sun, a pesquisa comprovou análises anteriores feitas pela Karolinska Institutet, da Suécia, e pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca. As duas pesquisas mostraram maior queima de gordura em treinos no início do dia.

No artigo da revista Obesity, os estudiosos ressaltaram que o exercício matinal pode ser mais eficaz do que quando praticado à noite por incentivar o metabolismo a queimar mais gordura. A análise utilizou dados da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Ex-ator mirim de “Chocolate com Pimenta” explica por que deixou a TV
  • Política MT - Presidente do TCE afirma que VG só destrava com intervenção do Estado
  • Entrevista - João Gomes relata preconceito por ser nordestino
  • Mato Grosso - Várzea Grande abre inscrições online para 4,5 mil vagas na rede municipal
  • Entrevista - Lucas Leto conta como conciliou “Dança dos Famosos” com “Vale Tudo”
  • Mato Grosso - Inscrições para Prêmio Anual de Jornalismo de MT encerram domingo
  • Política Brasil - Jayme critica “casta” que controla MT e sinaliza disputa em 2026
  • Entrevista - Léo Moura aposta em título do Flamengo na Libertadores
  • Mato Grosso - Cuiabá promove Dia D neste sábado em todas as unidades de saúde
  • Geral - Jota.pê é eleito Artista do Ano no Prêmio Potências