Primeira turma de técnico em cuidador de alunos com deficiência inicia estágio supervisionado


30/01/2025 às 09:22
Redação

Mato Grosso

Alunos do curso técnico em "Serviços de Apoio a Pessoas com Deficiência no Ambiente Escolar" iniciaram a fase de estágio supervisionado em Mato Grosso. Ao todo, 600 estudantes são atendidos pela capacitação ofertada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com Assembleia Legislativa, Fundação Educa Mais e Rede de Ensino Técnico e Educação Profissional. A capacitação é a primeira do tipo no país.

As aulas práticas serão realizadas em escolas municipais e estaduais conveniadas com o projeto a partir da próxima segunda-feira (3.2), quando inicia o ano letivo na maioria das unidades. A previsão para o término do curso é setembro de 2025.

Com duração de cerca de um ano, o curso iniciou-se em junho de 2024 com cinco turmas de 120 alunos, sendo duas distribuídas pelos municípios de Cuiabá, duas em Várzea Grande e uma em Primavera do Leste. A iniciativa busca formar profissionais que irão prestar o suporte adequado a pessoas com diferentes tipos de deficiência no ambiente escolar.

O curso também busca capacitar profissionais em estratégias de inclusão que garantam aos estudantes um acesso pleno à educação, possibilitando novas oportunidades de carreira para educadores interessados em trabalhar na área da inclusão educacional.

De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, Mato Grosso saiu na frente ao realizar esse tipo de curso por conta do aumento da demanda por profissionais que atendam pessoas com deficiência nas escolas.

“Essa é uma questão de inclusão e também de capacitação da nossa mão de obra para atender o que o mercado precisa, conforme orientam o governador Mauro Mendes e o vice Otaviano Pivetta”, afirmou Allan.

A iniciativa é fruto de uma proposta de lei, já aprovada na Câmara Federal, que estabelece a obrigatoriedade de um curso técnico de, no mínimo, 800 horas para atuar como cuidador de alunos com deficiência.

Os alunos se inscreveram gratuitamente para o curso ao longo de 2024.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mato Grosso - Abertas inscrições para doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia
  • Pelando - Oruam é detido na Barra da Tijuca e levado para delegacia no Rio
  • Brasil - Veja classificação geral do Paulistão e possíveis cenários para o mata-mata
  • Política MT - Com dívidas e estimativa de queda de receita, prefeita anuncia ações para manter máquina pública funcionando
  • Brasil - Gusttavo Lima revela apoio da família em mudança para Miami
  • Política MT - Em reunião no STF, deputados de MT defendem constitucionalidade de lei de incentivos fiscais
  • Política MT - Câmara Municipal de Várzea Grande recebe representantes da ONG Lírios para ouvir demandas de apoio a mulheres vítimas de violência
  • Pelando - “AMORTAGE”: Jisoo supera colegas de BLACKPINK com novo recorde na Coreia do Sul.
  • Mundo - Anúncio do show de Lady Gaga em Copacabana é adiado
  • Brasil - CarnaRildy 2025: Os maiores sucessos e artistas do Brasil no palco!