5 pontos do edital do Sisu 2025 para ficar atento
Redação
Sisu
Os estudantes que fizeram o Enem 2024 já podem entrar em contagem regressiva para o Sisu 2025! O Sistema de Seleção Unificada abre as inscrições em 17 de janeiro, oferecendo milhares de vagas em universidades públicas de todo o país. O programa é considerado a maior porta de entrada para o Ensino Superior público no Brasil. Para participar, basta ter feito a última edição do Enem e ter obtido nota maior que zero na redação – além, é claro, de já ter concluído o Ensino Médio.
O edital guarda algumas informações importantes, que muitas vezes passam despercebidas por candidatos e podem gerar dor de cabeça mais tarde.
Para evitar que isso aconteça, listamos abaixo 5 pontos de atenção, para que você já comece a preparação o quanto antes. Leia e anote!
1. Edição única no ano
Desde a última edição, ocorrida no início de 2024, o Sisu passou por uma reformulação importante. O programa, que antes acontecia em duas edições anuais, agora passa a ser realizado apenas uma vez ao ano, em janeiro. Isso, no entanto, não significa que o ingresso no segundo semestre está extinto – ou mesmo que o número de vagas foi reduzido.
Agora, todos se inscrevem no início do ano, mas apenas os melhores colocados iniciam as aulas ainda neste primeiro semestre. A segunda leva de alunos aprovados começam o curso em agosto.
Na prática, não muda muito em relação ao que já ocorria antes. O Sisu do primeiro semestre tradicionalmente apresentava as maiores notas de corte e, quem não conseguia uma vaga, tentava novamente no segundo semestre.
O que vale o estudante ter em mente é que só tem um Sisu por ano, e caso ele não se inscreva agora, entre 17 e 21 de janeiro, só poderá tentar uma vaga pelo programa novamente em 2026.
2. Os candidatos não podem escolher o semestre de ingresso
Como você já percebeu pela explicação anterior, não cabe ao candidato escolher o semestre de ingresso no curso. Segundo o edital, “as vagas serão preenchidas pelas instituições exclusivamente segundo a ordem de classificação dos CANDIDATOS, de acordo com as notas obtidas no Enem”.
Ou seja, fica a cargo da instituição organizar a lista de aprovados de acordo com as notas, e é isto que determinará o ingresso no início ou meio do ano.
3. Todos concorrem primeiro na Ampla Concorrência
Esta informação não consta no Edital do Sisu 2025, mas também está valendo. Uma alteração na Lei de Cotas determinou que, nos programas de acesso ao Ensino Superior, todos os candidatos concorrerão primeiro na modalidade de Ampla Concorrência, independentemente se tiverem ou não direito à reserva de vagas.
A mudança busca aumentar a inclusão de estudantes de escolas públicas e negros nas universidades. Ainda assim, os candidatos que se enquadrarem em alguma destas modalidades devem indicar no ato da inscrição. Caso fiquem de fora na Ampla Concorrência, eles automaticamente passam a concorrer como cotistas.
4. Treineiros não podem concorrer
O edital deixa bem claro: quem fez o Enem 2024 na condição de “treineiro” não pode se inscrever no Sisu 2025. Isto porque, para concorrer às vagas, é necessário ter concluído o Ensino Médio.
5. Critério de desempate é nota da redação
Por fim, um outro ponto de atenção é o critério de desempate. Caso dois candidatos tenham exatamente a mesma média ponderada e concorram para a mesma modalidade, curso e universidade, o que definirá a aprovação é a nota da redação.
Ok, mas vamos imaginar que, por uma imensa coincidência, as notas da redação também sejam iguaizinhas. E agora? Os próximos critérios são:
II – maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
III – maior nota na prova de Matemáca e suas Tecnologias;
IV – maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
V – maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Calendário Sisu 2025
Inscrições: de 17 a 21 de janeiro de 2025
Resultado: 26 de janeiro de 2025
Fonte: GuiaDoEstudante