UFR sai do Sisu e terá sistema de seleção próprio após MEC excluir bonificação de 15% na nota do Enem


Divulgação  - Foto: Divulgação Universidade Federal de Rondonopólis (UFR)
28/12/2024 às 08:10
Redação

Rondonópolis

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) não utilizará o Sistema de Seleção Unificada (SISU) a partir de 2025 e passará a usar um sistema de seleção próprio para adesão dos próximos estudantes na instituição. A decisão foi anunciada pela reitora Analy Castilho Polizel de Souza, nesta sexta-feira (27).

Segundo a instituição, a decisão aconteceu após análise das condições e diretrizes estabelecidas para o SISU, que optou pela não utilização da bonificação de 15% na nota dos candidatos que cursaram ensino médio no estado.

"A bonificação é uma ferramenta fundamental para corrigir desigualdades históricas, garantindo maior acesso ao ensino superior para populações menos favorecidas. [...] Um mecanismo essencial para a promoção do desenvolvimento regional e para a inclusão de estudantes", disse.

Bonificação de 15% excluída

O Ministério da Educação (MEC) excluiu, de forma definitiva, a medida que oferece bonificação de 15% da UFMT na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que cursaram ensino médio em Mato Grosso, nesta quinta-feira (26).

Entenda a polêmica

No dia 21 de novembro, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) revogou a medida de 15% de bonificação na nota do Enem para candidatos que cursaram o Ensino Médio no estado após repercussão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou a concessão do bônus inconstitucional. Apesar disso, a UFR havia mantido o bônus.

Em resposta à suspensão na UFMT, pais e estudantes fizeram um abaixo-assinado, que contou com mais de 1,7 mil assinaturas no documento protocolado no site da universidade no dia 25 de novembro. Após a manifestação, a universidade voltou atrás e decidiu manter o bônus, que agora foi excluído pelo Governo Federal de forma definitiva em todas as universidades federais ligadas ao Sisu.

A bonificação

A implantação da oferta de 15% de bonificação na nota do Enem para estudantes que se formaram em Mato Grosso foi aprovada em dezembro de 2023. Conforme o anúncio, o bônus deveria ser concedido a partir deste ano na UFMT.

À época, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão informou que a nota prioriza estudantes que cursaram ensino médio integralmente no estado, seja na rede pública ou privada, e que também seriam contemplados os candidatos que concluíram o ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Enceja) ou por meio de supletivo, desde que tenha sido no estado.

Fonte: g1MT

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Romário prevê final dura entre Palmeiras e Flamengo e declara torcida pelo Rubro-Negro
  • Geral - Atleta mato-grossense será homenageado no Prêmio Brasil Olímpico 2025
  • Entrevista - Claudia Leitte diz que mudou para os EUA para criar os filhos com simplicidade
  • Entrevista - Kayky Brito sofre queda de bicicleta e leva pontos na cabeça, mas afirma estar bem
  • Política Brasil - Medeiros acusa base governista de barrar convocação de Jorge Messias na CPMI do INSS
  • Geral - Atrasos na entrega e ofertas enganosas lideram reclamações na Black Friday
  • Geral - Faustão aparece em foto rara com a família ao celebrar 24 anos de casamento
  • Política MT - Falta de diretriz do SUS impede adoção do Mounjaro na rede pública, afirma Abilio 
  • Mato Grosso - Hemorrede recebe novos equipamentos para ampliar produção e armazenamento de plasma
  • Política MT - Levantamento aponta Emanuel e Jayme como líderes em rejeição para o Governo de MT em 2026