Curso de educação inclusiva está disponível em 22 instituições


26/11/2024 às 14:07
Redação

UNEMAT

Diversas instituições de ensino superior estão com matrículas abertas para o?Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Até o momento, 22 das 50 instituições participantes já abriram chamadas para o curso — que, inicialmente, vai oferecer 250 mil vagas. 

Podem participar todos os professores que atuam em sala de aula da?educação?básica.?Os prazos de término das inscrições variam, pois as instituições possuem processos seletivos próprios. A relação das participantes está disponível na página?Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

O objetivo é formar educadores para desenvolver concepções e trabalhos pedagógicos alinhados com os princípios das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O curso também abordará aspectos políticos e legais, participação e direitos humanos relacionados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade. 

A formação ocorrerá por meio da UAB e terá carga horária de 120 horas.?A realização do curso é uma iniciativa da Capes e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). 

Inscrições – As inscrições já estão abertas na Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat); e também nas seguintes instituições:?Universidade Federal do Tocantins?(UFT);?Universidade Federal de Roraima?(UFRR);?Universidades Estadual?e Federal?do Maranhão?(UEMA e UFMA);?Universidade Federal?do Recôncavo da Bahia?(UFRB);?Universidade Federal?da Bahia?(UFBA);?Universidades?Estadual?e Federal?de Pernambuco?(UPE e UFPE);?Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho?(Unesp);?Universidades Estaduais de Ponta Grossa?e Maringá?(UEPG e UEM); Universidade Estadual e Federal da Paraíba (UEPB e UFPB); Universidades Estadual e Federal do Rio Grande do Norte (UERN e UFRN); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Instituto Federal de Goiás (IFG) e?Instituto Federal do Espírito Santo?(Ifes).

Conteúdo??O curso?será composto?por quatro módulos:?? 

  1. Direitos humanos, diversidade e?educação?inclusiva;?? 

  1. Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da?educação?inclusiva;?? 

  1. Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas?inclusivas;?e? 

  1. Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.?? 

Cada módulo terá leituras?de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relatos?de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias utilizadas. As avaliações ocorrerão mediante elaboração de textos, recursos e projetos.?? 

A formação?pretende?promover a reflexão?sobre as pluralidades e singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem do público da?educação?especial na sala de aula comum. Além disso, vai contribuir para a elaboração de práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para um projeto de escola?inclusiva.?? 

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