Mito ou verdade: fumar narguilé é menos prejudicial à saúde?


 - Foto: Divulgação
31/08/2023 às 08:10
Metropoles

Veja

O narguilé é um dispositivo usado para o fumo de essências, também conhecido como cachimbo de água. Ele é composto por várias peças, e o conteúdo inalado pelo fumante contém um alto número de substâncias, como tabaco adocicado, nicotina, umectantes e saborizantes que criam um aroma de frutas liberado com fumaça.

egundo a Associação Médica Brasileira (AMB), a essência do narguilé é composta por 30% de tabaco — a porcentagem pode causar a falsa impressão de que ele é menos prejudicial à saúde do que o cigarro tradicional. A fumaça também é tóxica, e tem as mesmas substâncias do cigarro, algumas até em maior concentração.

O Ministério da Saúde afirma que o cigarro e seus derivados, como o narguilé, contém nicotina e outros 4,7 mil ingredientes tóxicos. Em 45 minutos de uso, há aumento da concentração de nicotina e monóxido de carbono no organismo, além de exposição intensa a metais pesados, altamente tóxicos e de difícil eliminação, como o cádmio.

No entanto, segundo o cardiologista Thiago Germano, do Instituto do Coração de Brasília (ICTCor), não existe quantidade segura de narguilé. “Uma hora de uso equivale a cerca de cem a duzentos cigarros tradicionais. Não há nada de inofensivo”, alerta.

“O narguilé é preocupante porque, assim como os dispositivos eletrônicos, está cada vez mais popular entre jovens. Além das substâncias tóxicas ao organismo, ele pode ser uma porta de entrada para o vício em nicotina e para outras drogas além do cigarro”, destaca Germano.

Consequências do narguilé

Como os cigarros, charutos, cachimbos e afins, o narguilé pode causar problemas pulmonares, como o enfisema. A doença degenerativa causa dificuldade para respirar, tosse com catarro, chiado constante no peito e perda de peso sem motivo aparente.

Há ainda evidências que relacionam as substâncias presentes no narguilé com uma maior chance de desenvolver câncer de pulmão, boca e bexiga. O tabagismo é o principal responsável pelo desenvolvimento de tumores malignos.

“O uso frequente dos produtos derivados do tabaco causa também problemas de fôlego, mau hálito, amarelamento da pele e envelhecimento precoce, mesmo em usuários adolescentes e jovens”, alerta o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em cartilha publicada no site da instituição.

O cardiologista alerta, principalmente, para as consequências que o dispositivo oferece ao coração. “As substâncias provocam uma inflamação crônica no endotélio vascular, camada de células finas que reveste a parede interna de todos os vasos sanguíneos”, afirma.

O narguilé e cigarro podem ainda provocar aterosclerose, quadro em que há depósito de material gorduroso nas paredes das artérias de médio e grande porte — a principal consequência é a diminuição do fluxo sanguíneo no corpo e abastecimento de oxigênio a órgãos vitais.

“Além disso, há a chance de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), aumento da pressão arterial e arritmias cardíacas. São quatro mil substâncias dentro do cigarro e, logo, as agressões à saúde são diversas”, alerta Germano.

Anti higiene

Algo comum entre os usuários de narguilé é compartilhar a mesma mangueira de fumo entre quem está participando do uso. Os médicos alertam que o ato é anti higiênico e pode aumentar o risco de difundir doenças como herpes, tuberculose e Covid-19.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Ex-ator mirim de “Chocolate com Pimenta” explica por que deixou a TV
  • Política MT - Presidente do TCE afirma que VG só destrava com intervenção do Estado
  • Entrevista - João Gomes relata preconceito por ser nordestino
  • Mato Grosso - Várzea Grande abre inscrições online para 4,5 mil vagas na rede municipal
  • Entrevista - Lucas Leto conta como conciliou “Dança dos Famosos” com “Vale Tudo”
  • Mato Grosso - Inscrições para Prêmio Anual de Jornalismo de MT encerram domingo
  • Política Brasil - Jayme critica “casta” que controla MT e sinaliza disputa em 2026
  • Entrevista - Léo Moura aposta em título do Flamengo na Libertadores
  • Mato Grosso - Cuiabá promove Dia D neste sábado em todas as unidades de saúde
  • Geral - Jota.pê é eleito Artista do Ano no Prêmio Potências