Governador Mauro Mendes lança programa "Tolerância Zero ao Crime Organizado", nesta segunda (25)
Larissa Malheiros e Fabio Luz
Tolerância Zero
Nesta segunda-feira (25), o governador Mauro Medes (União), lança o programa Tolerância Zero ao Crime Organizado. Segundo o governador, é uma nova forma e uma nova estratégia para melhora a ação do estado no combate ao crime organizado em Mato Grosso com o objetivo claro de conter o avanço das organizações criminosas no estado.
O programa Tolerância Zero teve início em 2023 para combater especificamente invasões de terras e até o momento o programa tem sido um sucesso.
“Quando nós resolvemos enfrentar as invasões de terra do Estado desde 2023 e até o presente momento nós tivemos 46 invasões - nenhuma delas prosperou; não prosperou porque nós conseguimos fazer um trabalho muito eficiente de integração das forças de seguranças, polícia civil, polícia militar, junto com os sindicatos rurais, com todos os outros organismos que representam os produtores do Estado de Mato Grosso”, declarou o governador.
Devido a eficiência do programa, Mauro Mendes decidiu ampliá-lo para circunscrever também o programa para o combate efetivo das organizações criminosas que avançam em Mato Grosso.
“De algum tempo nós já percebemos que no Brasil como um todo, mas aqui no Estado de Mato Grosso também, as organizações criminosas têm se expandido, têm aumentado a sua atuação. E tem causado graves transtornos a toda a nossa sociedade”, diz Mauro Mendes.
“A partir de agora, com esse novo programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, nós vamos implementar algumas ações, hoje aqui divulgadas, e algumas outras, que não foram divulgadas por uma questão de estratégia”, complementa o governador.
Algumas medidas anunciadas são: a criação da Secretaria Estadual de Justiça e a criação de um comitê e a convocação de novos policiais.
O pacote de mudanças irá contemplar um aumento no efetivo policial:
- Nomeação de 94 policiais civis, sendo 15 delegados substitutos, 23 escrivães e 56 investigadores
- Nomeação de 55 policiais penais
- Convocação para curso de formação de 245 militares, sendo 200 alunos soldados da Polícia Militar, 30 alunos para oficial da PM e 15 alunos para oficial do Corpo de Bombeiros Militar
- Modernização e simplificação da estrutura da Polícia Civil, para melhorar a atuação no combate ao crime organizado