Saiba quais são os órgãos com maior fila de espera para transplante


 - Foto: Divulgação
30/08/2023 às 11:03
Metrópoles

Entenda!

Nesta semana, o transplante de coração do apresentador Faustão dominou o noticiário e trouxe à tona a discussão sobre as filas para fazer o procedimento. No Brasil, 66,2 mil pessoas estão esperando por um órgão. Destas, mais da metade, 37 mil, estão aguardando um rim.

A lista dos cinco transplantes mais concorridos é composta ainda por córnea (25,9 mil pacientes), fígado (2,2 mil), pâncreas e rins (390 indivíduos precisam dos dois órgãos) e coração (380).

Das três maiores filas, porém, tanto o rim como o fígado podem ser parcialmente doados por uma pessoa viva — são os únicos órgãos sólidos que possuem essa exceção. Mas, se em teoria é possível encontrar doadores em casa, por que há tanta gente na fila de espera?

Que familiares podem doar?

Para os especialistas, vários fatores justificam a espera. No Brasil, mesmo que estes órgãos possam ser doados por pessoas vivas, apenas parentes de primeiro ou segundo grau do receptor podem fazer a doação, ou seja, pais, irmãos, filhos ou avós. Cônjuges também podem doar.

“Além destes casos, há necessidade de autorização judicial específica para a realização do procedimento”, pontua o nefrologista Elber Rocha, da DaVita Tratamento Renal, em Brasília. A restrição é feita para evitar a possibilidade de venda de órgãos.

 

Como o rim é um órgão duplo, o indivíduo pode doar um deles e se manter com o outro. Entretanto, a decisão deve ser tomada com calma: a retirada de um rim obriga o doador a cuidar mais da dieta e dos hábitos de saúde para que ele mesmo não enfrente uma insuficiência renal no futuro.

Além disso, há vários critérios para definir se um indivíduo pode ou não doar, e o fato de ser um parente não necessariamente significa que o doador é compatível.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Ex-ator mirim de “Chocolate com Pimenta” explica por que deixou a TV
  • Política MT - Presidente do TCE afirma que VG só destrava com intervenção do Estado
  • Entrevista - João Gomes relata preconceito por ser nordestino
  • Mato Grosso - Várzea Grande abre inscrições online para 4,5 mil vagas na rede municipal
  • Entrevista - Lucas Leto conta como conciliou “Dança dos Famosos” com “Vale Tudo”
  • Mato Grosso - Inscrições para Prêmio Anual de Jornalismo de MT encerram domingo
  • Política Brasil - Jayme critica “casta” que controla MT e sinaliza disputa em 2026
  • Entrevista - Léo Moura aposta em título do Flamengo na Libertadores
  • Mato Grosso - Cuiabá promove Dia D neste sábado em todas as unidades de saúde
  • Geral - Jota.pê é eleito Artista do Ano no Prêmio Potências