Segunda edição do curso de qualificação e aperfeiçoamento profissional reúne 203 técnicos da rede pública municipal de Educação
Redação
CFEC
Técnicos da Secretaria Municipal de Educação participaram, nesta terça-feira (12), no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), da Aula Inaugural do curso de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, edição 2024/2025. Retomado pela gestão Emanuel Pinheiro em 2023, o curso integra o novo Programa de Formação da Rede Municipal, conforme o Plano de Cargos e Carreiras, descrito na Lei Orgânica dos Profissionais da Educação e nas metas do Plano de Desenvolvimento Integrado da administração municipal.
Na abertura, a secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, fez um breve histórico da criação do curso até a versão atual. A secretária destacou a importância da qualificação e aperfeiçoamento dos servidores. “O foco é que os servidores nunca desistam. Nesse sentido, o Centro de Formação da Escola Cuiabana está estruturado para atender às demandas desses profissionais. É fundamental a qualificação a fim de melhorar o trabalho desenvolvido nas unidades e, ao final do curso, permitir o enquadramento dos técnicos, com melhorias nos salários base”, disse Edilene Machado.
A segunda edição do curso atenderá 203 profissionais entre Técnicos em Administração Escolar (TAE), Técnicos em Nutrição Escolar (TNE), Técnicos em Multimeios Didáticos (TMD) e os Técnicos em Manutenção e Infraestrutura (TMIE), nas funções de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), Motoristas e Vigilantes.
Na primeira edição, cuja formatura foi realizada no mês de setembro com a participação do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, 363 profissionais receberam o seu diploma.
O Técnico em Manutenção e Infraestrutura, na função de Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE – ASG), Walderson Alves Pinto, efetivo há quatro anos e lotado na Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC), localizada na comunidade Rio dos Peixes, Estevão Alves de Mendonça, falou sobre suas expectativas. “Além de um conhecimento a mais que vamos adquirir dentro da nossa área, a possibilidade de melhoria salarial nos motiva. Assim que surgiu a oportunidade, me inscrevi”, disse ele.
Também cheias de expectativas estão a Técnica em Manutenção e Infraestrutura, na função de Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE – ASG), atuando como secretária escolar, Neiseanne Sousa Silva, e a Técnica em Nutrição Escolar (TNE), Lisandra Cristina da Silva, ambas lotadas na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Teresa Arcos Krause.
“É muito importante a qualificação, independentemente da área de atuação. Esse apoio motiva o nosso desenvolvimento profissional e pessoal, e melhora o nosso desempenho na unidade educacional”, disse Neiseanne.
“Estávamos todos ansiosos pelo curso. Estou muito feliz e na expectativa de iniciarmos os estudos. Vou me dedicar e buscar me qualificar cada vez mais”, disse Lisandra.
Curso de qualificação
O curso, com um total de 870 horas e duração de um ano, é organizado em três eixos integrados: Formação Pedagógica (335 horas/aula), Formação Específica (335 horas/aula) e Prática Profissional Supervisionada (200 horas/aula). O curso será realizado no formato híbrido, sendo que 80% das atividades serão on-line e 20% presenciais.
Cada eixo é composto por módulos nos quais são trabalhados os conteúdos formativos. Durante todo o curso, os tutores de cada área orientam os cursistas.
A diretora do Centro de Formação da Escola Cuiabana, Melissa Lilian Teixeira, deu as boas-vindas aos cursistas e agradeceu o apoio da gestão à formação dos servidores públicos. “Existe um compromisso sincero e cuidadoso da gestão com nossos servidores, garantindo o aprimoramento profissional daqueles que fazem a diferença na educação municipal”, disse ela.
Participaram do evento os tutores do curso, a coordenadora técnica de Ensino, Eliane Quinhone, a coordenadora do Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), Malsete Santana, e servidores da sede.