“POR UMA NOVA OAB”, a chapa favorita no pleito pela Diretoria da OAB-MT, promete resgatar a Ordem para os advogados
Redação
OAB-MT
A candidata ao Conselho Estadual da OAB-MT pela chapa "UMA NOVA OAB", a advogada Gisele Gaudêncio, com mais de 20 anos de experiência na advocacia, assevera que, nessas eleições para diretoria da OAB-MT, a chapa 02 - “UMA NOVA OAB”, de Pedro Paulo, é a única chapa da mudança. Segundo a candidata, a chapa 02 é aquela que representa o resgate da OAB que, segundo disse, perdeu-se no tempo.
Para Gaudêncio, a defesa das prerrogativas dos advogados é o alicerce do ofício e é justamente isso que a chapa 02 visa defender. “Nós vemos advogados o tempo todo sofrendo represálias, desde o judiciário, servidores públicos, em toda a classe do trabalho do advogado. Então, a chapa 02 quer retomar esse valor do advogado que está perdido. E resgatar a sua dignidade e até lutar por ela, seja numa ação judicial, seja nas próprias representações, nas corregedorias das instituições. Então, essa é a principal luta, o principal norte da OAB-Chapa 2 – luta esta que foi perdida”, declara Gisele.
A candidata ainda defende que a chapa de Pedro Paulo, da qual faz parte, é a mais importante chapa de oposição ao atual mandato da presidente Gisela Cardoso, que também tentará a reeleição compondo na chapa 1. A consolidação da oposição, liderada por Pedro Paulo com apoio de Gisele, circunscreve as regiões de todo o estado de Mato Grosso com uma frente de lideranças muito fortes, o que deverá ter um peso enorme no dia da votação.
Na reta final para as eleições internas da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Groso (OAB-MT) para o próximo triênio 2025/2027 , que ocorrerá no próximo 18 de Novembro, das 9h às 17h, quatro chapas pleiteiam a presidência da seccional da Casa da Democracia, como se costuma chamar a OAB em suas seções e subseções espelhadas pelo Brasil.
Nessas eleições duas grandes ideologias e modos de pensar a advocacia no estado entre em choque: a situação, comandada pela atual presidente, Gisela Cardoso, e seu êmulo principal e, segundo pesquisas recentes, o favorito ao pleito, o oposicionista Pedro Paulo apoiado atualmente por uma das principais candidatas à conselheira da OAB-MT, Gisele Gaudêncio, conclamam juntos por “UMA NOVA OAB”.
A chapa 2, “UMA NOVA OAB”, é composta pelo advogado Pedro Paulo, também presidente do Instituto dos Advogados de Mato Grosso e um militante da profissão, e com a vice a também advogada Luciana Castrequini,de 20 anos atuante ao sul de Mato Grosso, em especial Rondonópolis – a maior subseção da OAB-MT no estado. Além de Daniel Teixeira, como secretário-geral; Adriana Cardoso de Oliveira, como secretária-geral adjunta; e Rodolpho Vasconcellos Dias, como tesoureiro.
Segundo recentes pesquisas do Instituto Índice Pesquisas, aponta a chapa “UMA NOVA OAB” está com 42% das intenções de votos na estimulada e com 28% na espontânea. Tal estatística busca evidenciar o prestígio do atual candidato frente a opinião especializada dos advogados de Mato Grosso.
Uma das razões do apoio de Gaudêncio a Pedro Paulo é por ele ser um militante de sua profissão, além de professor, tem como predicados a luta constante por eleições diretas no Conselho Federal da Ordem (CFOAB) e pela derrubada do Provimento nº 222/2023, conhecido como “Provimento Mordaça”, que restringe e constrange ações políticas dos candidatos de seções e subseções da Casa da Democracia nas regiões do Brasil.
Pedro Paulo também é responsável pela indicação de alteração da lei 7.603/2021 em favor da autorização de pagamento dos custos processuais e recebimento de honorários apenas no fim do processo. O governador Mauro Mendes (União) deverá em breve anunciar e promulgar a medida, a qual trará benesses para mais de 26 mil advogados.
Gisele deixa uma mensagem neste final de campanha da chapa 2: “Advogado, advogada, jovem advogado e jovem advogada: acreditem na mudança! Nós precisamos de transformação da OAB-MT. Nós precisamos retomar a casa da democracia para cada um de vocês! Essa é a mensagem que eu deixo, que é a nossa toada principal, a nossa caminhada principal, que é voltar a advogar a OAB para cada um”.
Chapa 02 - Pedro Paulo e Luciana Castrequini
________________________
As quatro chapas concorrerão os votos dos advogados mato-grossenses em exercício exclusivamente pela votação online de modo a garantir a participação ampla dos advogados de todo o Mato Grosso nas eleições.
Chapa 01 - Gisela Cardoso e Giovane Santin
Chapa 02 - Pedro Paulo e Luciana Castrequini
Chapa 03 - Xênia Guerra e Fernando Figueiredo
Chapa 04 - Pedro Henrique e Armando Cândia