Jovens da periferia de São Paulo se formam em panificação e confeitaria e têm oportunidade de emprego com carteira assinada


 - Foto: Divulgação
15/08/2023 às 15:19
Fundação Bunge

Veja

Após cinco meses de aula, os 17 alunos do projeto De Grão em Pão, oferecido pela Fundação Bunge, se formarão em panificação, confeitaria e culinária no próximo dia 16 de agosto. Os alunos, de 18 a 29 anos, moradores da periferia da Grande São Paulo, têm agora uma profissão e estão prontos para encarar o tão sonhado primeiro emprego com carteira de trabalho assinada. Durante a cerimônia de formatura, que ocorrerá na capital paulista, a partir das 14h30, todos os jovens saberão as padarias da Grande São Paulo que estão interessadas em empregá-los.
 

O projeto De Grão em Pão tem objetivo duplo: qualificar pessoas para atuar em um setor pujante e carente de profissionais e oferecer uma profissão para jovens, que estão inseridos em uma faixa etária com altos índices de desemprego no país. De acordo com pesquisa da Subsecretaria de Estatística e Estudo do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, 5,2 milhões de jovens de 14 a 24 anos no Brasil estão desempregados, o que corresponde a 55% da população nesta faixa etária.
 

“Iniciamos o De Grão em Pão em 2022, em São Paulo. Nossa primeira turma foi um sucesso. Todos os alunos saíram do curso com oportunidade para trabalhar em padarias da Grande São Paulo com carteira assinada. Seguimos pelo mesmo caminho com esta segunda turma da capital paulista. O projeto tem dado tão certo que neste segundo semestre iniciaremos novas turmas em São Paulo, além de Duque de Caxias (RJ) e Recife (PE)”, afirma Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.
 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o Brasil conta com mais de 80 mil padarias. A cidade de São Paulo é a que possui o maior número desses estabelecimentos no mundo, de acordo com o Sindicato e Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão), com seis mil padarias na cidade. No Estado há mais de 10 mil vagas de emprego em aberto neste segmento.

“Ao mesmo tempo em que sobram vagas para atuar nessas empresas, faltam oportunidades para jovens, que estão em busca, principalmente, do primeiro emprego. O projeto De Grão em Pão visa conectar essas duas pontas”, explica a executiva.
 

Como funciona o projeto
 

Os jovens participantes do De Grão em Pão recebem, durante o curso, auxílio para transporte e alimentação, além de todo material necessário para as aulas técnicas, ministradas por chefes de cozinha.
 

Após a formatura, os jovens são encaminhados para trabalhar em padarias. Em São Paulo, são parceiros do projeto: a Academia Bunge, a Rede Cidadã, a Harald Chocolates, o Instituto Gastronômico das Américas (IGA), o Sindicato e a Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão).
 

Além das aulas teóricas e práticas, os alunos do De Grão em Pão recebem formação socioemocional, que os ajuda a entender o dia a dia do trabalho e como se comportar em uma entrevista de emprego e nas empresas. Após serem contratados, os alunos recebem ainda um acompanhamento de carreira profissional com mentoria da Fundação Bunge.

 

SERVIÇO

Formatura do De Grão em Pão

Data: 16 de agosto

Horário: 14h30

Local: Fundação Bunge

Endereço: R. Diogo Moreira, 184 - 5° andar - Pinheiros, São Paulo
 

A Fundação Bunge
 

A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há mais de 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em prática por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge). A Fundação é o pilar social da Bunge, líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, que tem como propósito conectar agricultores a consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Valorizamos nossas parcerias com os agricultores para melhorar a produtividade e a eficiência ambiental da agricultura em nossas cadeias de valor e para levar produtos de qualidade de onde eles crescem para onde são consumidos. Ao mesmo tempo, colaboramos com nossos clientes para pensar e criar o futuro dos alimentos, desenvolvendo soluções personalizadas e inovadoras para atender às necessidades e tendências alimentares em evolução em todas as partes do mundo.
 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito