Seaf seleciona propostas de produtores rurais que queiram participar do Programa de Aquisição de Alimentos


19/10/2024 às 08:20
Redação

Secom-MT

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) iniciou, nesta semana, a seleção de agricultores familiares para participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Compra com Doação Simultânea.

Na modalidade Compra com Doação Simultânea, os produtos dos agricultores são comprados com dispensa de licitação e valores compatíveis com os de mercado para serem entregues a entidades sociais cadastradas, que repassarão os produtos para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Podem participar, neste ano, produtores de Acorizal, Alto Boa Vista, Claúdia, Cuiabá, Jaciara, Matupá, Nova Canaã do Norte, Poconé, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger, Tapurah e Torixoréu.

O Programa de Aquisição de Alimentos é executado pela Seaf, em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O recurso total disponibilizado para Mato Grosso nesta edição do programa é de R$ 3,2 milhões.

“O Programa de Aquisição de Alimentos é essencial para incentivar os empreendedores rurais de pequena escala a continuar produzindo alimentos com qualidade e de forma sustentável, além de promover a segurança alimentar e nutricional para a população de Mato Grosso. O Programa dá um forte suporte para que este produtor possa ampliar a produção e se desenvolver”, destaca a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka.

Para participar, o agricultor familiar precisa procurar a unidade da Empaer nos municípios selecionados, onde poderão tirar dúvidas e cadastrar a proposta de venda dos produtos. 

O coordenador do Programa em Mato Grosso e servidor da Seaf, Jean Moraes, explica que, na modalidade Compra com Doação Simultânea, as vendas são por pessoa física, com limite de R$ 15 mil por pessoa.

“Além da segurança alimentar e nutricional, o Programa contribui no fortalecimento dos produtores de pequena escala. A cada ano, observamos um aumento do interesse deles em participar do Programa, pois além de ajudar na comercialização de seus produtos, contribui para o desenvolvimento da economia local”, conta Jean.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Neguinho da Beija-Flor ganha tributo no Globoplay
  • Brasil - Reforma do IR pode elevar PIB em até 0,6 ponto em 2026
  • Mato Grosso - Três são presos por furtar casa de idoso em Várzea Grande
  • Geral - Guto Lima leva o arrocha do Norte ao resto do Brasil
  • Política Brasil - Senado aprova projeto que reforça punição por estupro de menor de 14 anos
  • Mato Grosso - Guarda Municipal fará operação durante o Enem em VG
  • Pelando - Marina Ruy Barbosa faz mistério sobre casamento e fala em ser mãe
  • Brasil - Mais de 80 mil farão o Enem neste domingo em Mato Grosso
  • Política Brasil - Zé Medeiros deve se reunir com Bolsonaro na próxima semana
  • Geral - Funk brasileiro entra no Top 10 Global do Spotify