Como utilizar a nota do Enem em programas nacionais e internacionais


16/10/2024 às 08:17
Redação

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2024 está cada dia mais perto. Assim, muitos jovens que estão saindo do Ensino Médio nesse ano colocam as expectativas de ingressar no Ensino Superior nesta prova. Isso porque a nota do Enem, que ocorre nos dias 3 e 10 de novembro, pode ser utilizada em diversos programas, como seleções para universidades públicas e privadas do Brasil e de outras partes do mundo.

Mas afinal quais são os programas que aceitam as notas do Enem? E de que modo eu consigo usá-los? Para responder essas e outras perguntas confira tudo nessa reportagem.

Programas que podem ser utilizados para notas do Enem

Antes de tudo, existem quatro possibilidades principais para usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio oficialmente. Sendo que cada uma delas tem uma finalidade específica.

PROUNI

Pimeiramente temos o programa universidade para todos, também conhecido como PROUNI. Nele, o foco é em universidades particulares, onde o estudante pode receber até 100% de bolsa na instituição. Para que o aprovado receba a bolsa integral é preciso que a renda familiar bruta dele seja de até um salário mínimo e meio por pessoa da casa. 

Ao mesmo tempo, para receber uma bolsa de 50% é necessário que a família receba o valor máximo de 3 salários mínimos por integrante.

SISU 

O Sistema de Seleção Unificado (SISU), por outro lado, recebe os estudantes que buscam vagas em faculdades públicas. Segundo o site oficial do exame, boa parte das instituições utilizam esse mecanismo para selecionar novos alunos. Basicamente as regras são que o estudante precisa ter feito a edição mais recente na prova e não ter tirado nota zero na redação. Dentro da seleção dos cursos é possível colocar duas opções e se não houver aprovação o aluno fica na lista de espera.

FIES 

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), por sua vez, busca financiar o pagamento de mensalidades em cursos superiores a um valor reduzido. De acordo com o site do Enem,  o programa seleciona através das notas quem vai ter a mensalidade financiada. Assim,  o estudante arca com valor muito menor do que a mensalidade integral e depois consegue pagar o que deve quando se formar. Tudo isso é feito em condições correspondendes com a realidade financeira de cada um.

ENEM Portugal 

Por fim, também existe a possibilidade de estudar em universidades europeias com sua nota do Enem. Segundo o site do Exame Nacional, o Ministério da Educação (MEC) tem convênio com 51 instituições do país ibérico. Sendo que cada uma delas considera a nota de uma maneira específica e atividades de revalidação de diploma são necessárias e devem seguir a legislação brasileira. 

Fonte: Nsctotal

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política MT - Mauro Mendes nega responsabilidade do Estado em fraudes com consignados e anuncia medidas
  • Política Brasil - Jayme Campos sinaliza possível candidatura ao governo de MT em 2026
  • Mato Grosso - HMC inicia mutirão de cirurgias ortopédicas eletivas para reduzir fila de espera
  • Mato Grosso - VG avança para instalar unidade do Sebrae e ampliar ações de desenvolvimento
  • Mato Grosso - Cuiabá registra frio atípico e clima segue gelado
  • Mato Grosso - Justiça condena banco por descontar empréstimo não contratado de aposentada
  • Pelando - Dona Ruth compartilha álbum emocional com Marília Mendonça e o neto Léo
  • Entrevista - Promotora revela comportamento de Suzane Von Richthofen na faculdade
  • Geral - Alexandre Pires grava participação no “Sabadou” com Virginia Fonseca no SBT
  • Pelando - Ana Paula Araújo lança livro e fala sobre Bernardinho e Sandra Annenberg