Relatório aponta que 2023 foi o ano mais seco para os rios do planeta em três décadas


08/10/2024 às 09:23
Redação

Veja

De acordo com relatório divulgado pela OMM (Organização Meteorológica Mundial), órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), nesta segunda-feira, 7, 2023 foi o mais seco para os rios do planeta em mais de três décadas. O documento também apontou que as geleiras sofreram a maior perda de massa em 50 anos.

Segundo a entidade, 2023 foi o mais quente já registrado e é o segundo ano consecutivo em que todas as regiões que possuem geleiras sofreram com a perda de gelo. De acordo com a organização, os ciclos hidrológicos se tornaram mais erráticos e imprevisíveis, o que pode causar enchentes e períodos de estiagem.

Conforme a ONU, atualmente, 3,6 bilhões de pessoas sofrem com acesso inadequado à água, número que deve subir para 5 bilhões até 2050. De acordo com a OMM, 70% da água que os seres humanos retiram dos sistemas hidrológicos é utilizada na agricultura.

Ainda segundo a entidade, eventos hidrológicos extremos que ocorreram em 2023 são consequência de fenômenos como a La Niña e o El Niño, além das mudanças climáticas induzidas por seres humanos.

“Uma atmosfera mais quente retém mais umidade, o que favorece as chuvas fortes. A evaporação e a secagem mais rápidas do solo pioram as condições de seca”, afirmou Celeste Saulo, secretária-geral da OMM.

De acordo com a autoridade, a água evidencia as mudanças climáticas. “Recebemos ‘sinais de socorro’ sob a forma de chuvas, inundações e secas cada vez mais extremas que causam impactos em vidas, economias e ecossistemas”, afirma Celeste, acrescentando que o derretimento das geleiras ameaça a segurança hídrica a longo prazo. “E, mesmo assim, não estamos tomando as medidas urgentes necessárias.”

Fonte: Revista Planeta

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Entrevista - Gazolla relembra Daniella Perez com foto rara
  • Pelando - Kelly Key faz procedimento para melhorar aparência do bumbum
  • Brasil - Pantanal e Amazônia registram maior aumento de temperatura em 40 anos
  • Mato Grosso - MT Warriors retorna a Cuiabá com 14 lutas e entrada gratuita
  • Política MT - TCE orienta vereadores sobre projetos com impacto de R$ 40 milhões
  • Política Brasil - Gisela assume vice-liderança do maior bloco da Câmara
  • Geral - Influenciadora “Barbie humana” é encontrada morta em SP
  • Política Brasil - Mauro critica impunidade e descarta megaoperação em MT
  • Mato Grosso - Hospital São Benedito promove ações do Novembro Azul em Cuiabá
  • Política Brasil - UB articula chapa com Jaime e Mauro Mendes para 2026