Exército Brasileiro reforça apoio à segurança nas Eleições Municipais de 2024


05/10/2024 às 08:00
Redação

TRE-MT

O comandante da 13ª brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, general Duarte, reforçou, nesta quinta-feira (03.10), à presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, o compromisso da instituição federal com a segurança das Eleições Municipais de 2024. O pleito ocorrerá no domingo (06.10), das 7h às 16h (horário de Mato Grosso), sendo que a atuação das forças de segurança começa no sábado (05.10).

O Exército Brasileiro atuará na segurança em 27 municípios mato-grossenses. São eles: Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Comodoro, Juína, Juara, Porto Esperidião, Tangará da Serra, Vila Bela da Santíssima Trindade, Barra do Garças, Campinápolis, Confresa, General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Porto Alegre do Norte, Querência, Santa Terezinha, Gaúcha do Norte, Marcelândia, Nova Ubiratã, Barão de Melgaço, Nobres, Paranatinga, Poxoréu, Rondonópolis e Santo Antônio de Leverger.

A atuação do Exército Brasileiro ocorrerá em 45 dos 57 locais de votação indígenas e predominantemente indígenas no estado, com o emprego de 752 militares do Exército.

“Nós buscamos estreitar um laço que já existe há muitos anos com o Tribunal Regional Eleitoral do estado. Essa parceria tem se mostrado proveitosa para toda a sociedade, em particular a sociedade mato-grossense. Vimos que nesse momento é bastante oportuno, porque estamos bem próximos do pleito eleitoral, que será no próximo domingo. Os contatos já vêm sendo realizados há algum tempo, por meio do GGI (Gabinete de Gestão Integrada) e creio que estamos caminhando muito bem no sentido de o Exército poder prestar o apoio solicitado. Não tenho dúvidas de que vamos obter sucesso em mais esta eleição”, assegurou o general Duarte.

A presidente do TRE-MT também reafirmou a confiança no Exército Brasileiro e na atuação integrada com as demais forças de segurança. “Esta cooperação é fundamental para garantir a segurança do processo eleitoral. A transparência e o trabalho conjunto são fundamentais para assegurar que as eleições ocorram de maneira tranquila e dentro da legalidade”.

Também presente no encontro, a vice-presidente e corregedora regional eleitoral do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, endossou. “O apoio logístico e operacional das forças federais, em conjunto com as demais instituições, reforça a credibilidade e a confiança no sistema democrático, proporcionando segurança para eleitores e eleitoras, candidatos e candidatas, enfim, todos e todas envolvidos no processo eleitoral”.

As forças federais terão as missões, no dia da eleição, de assegurar a ordem e a garantia do livre exercício do voto aos eleitores e eleitoras; coibir a prática de crimes e prestar suporte, quando necessário ou solicitado, aos eleitores(as) e colaboradores(as) da Justiça Eleitoral; preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio; e garantir a segurança da urna eletrônica e do local de votação durante e após o pleito.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - O que o treino realmente pode fazer por celulite, flacidez e gordura localizada
  • Mundo - Angelina Jolie se emociona ao falar sobre medo do câncer em festival
  • Política MT - Assembleia garante ampliação de vagas para curso de oficiais administrativos da PM em MT
  • Mundo - Jewel, ícone dos anos 1990, exibe corpo definido aos 51 anos
  • Política MT - Virgínia Mendes diz que decisão de Mauro sobre o Senado será em família
  • Mato Grosso - Clínica móvel leva saúde a empresas e comunidades com apoio da Desenvolve MT
  • Mato Grosso - Seplag lança programa de liderança feminina no serviço público de MT
  • Geral - Fábio Porchat terá programa especial na Copa de 2026
  • Mato Grosso - Policiais penais apreendem mini celular disfarçado de lata de refrigerante em presídio de Juína
  • Mato Grosso - Prefeitura vai transformar antiga escola em centro de convivência no Dom Aquino