Unidade móvel do Governo de MT para saúde da mulher realiza mais de 8,3 mil atendimentos em 2024


02/10/2024 às 08:20
Redação

Ses-MT

A unidade móvel da saúde da mulher da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou 8.307 atendimentos de janeiro a setembro de 2024. Destes, 3.187 foram para realização de mamografias, 1.684 de ultrassonografias mamárias e 1.097 exames de papanicolau, que detectam o câncer de colo de útero. A unidade está estacionada no pátio do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, e presta atendimento exclusivo às mulheres durante todo o ano.

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, destaca o compromisso do Estado em ofertar os cuidados preventivos ao público feminino e reforça que as ações devem ocorrer durante todo o ano.

“Estamos comprometidos em ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde e proporcionar diagnósticos precoces e tratamento adequado. No entanto, também é importante que todos os municípios estejam preparados para essa demanda que existe para além do mês de outubro, mês de conscientização sobre o câncer de mama. A Saúde da Mulher deve ser tratada como uma prioridade”, afirmou.

A unidade móvel de Saúde da Mulher da SES permanece no hospital devido à alta demanda existente na Baixada Cuiabana. Dentre os exames realizados, também estão mamografias bilaterais, ultrassonografias mamárias bilaterais, ultrassonografias pélvicas (ginecológicas), ultrassonografias transvaginais e coleta de cito (preventivo). 

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, enfatiza a importância do Outubro Rosa como um período não apenas de conscientização, mas também de ação. “É fundamental que as mulheres se sintam encorajadas a buscar atendimento. O Outubro Rosa é uma oportunidade para reforçar essa mensagem e lembrar que o cuidado com a saúde deve ser contínuo”, reforça.

Campanha Outubro Rosa

O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres no Brasil e sua detecção precoce aumenta as chances de tratamento e cura. A campanha Outubro Rosa, promovida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), visa mobilizar a sociedade para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.

O rastreamento mamográfico é recomendado para mulheres de 50 a 69 anos, com intervalos de dois anos. Para aquelas com histórico de câncer na família, o exame deve ser realizado anualmente a partir dos 35 anos. Além disso, hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática de exercícios, são recomendados para a prevenção. A amamentação também é um fator protetor.

Em 2024, a campanha abrange o câncer do colo do útero, o terceiro mais comum entre mulheres no Brasil, prevenido pela vacinação contra o HPV e exames regulares, como o Papanicolau. 

A vacinação está disponível no SUS para meninas e meninos entre 9 e 14 anos, sendo mais eficaz antes do início da vida sexual. Mulheres entre 25 e 64 anos devem realizar o exame de Papanicolau a cada três anos, permitindo a detecção precoce de lesões que podem evoluir para câncer.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Mundo - Galã indiano Suraj surpreende fãs ao oficializar casamento com a prima Sanjana
  • Pelando - Ana de Armas é vista novamente com brasileiro Marcelo Valente em Los Angeles
  • Mato Grosso - Prefeitura libera alça de retorno na Av. do CPA para melhorar fluxo de veículos
  • Mato Grosso - SES-MT capacita equipes para reforçar vigilância de arboviroses zoonóticas 
  • Política Brasil - Ananias Filho aponta Ranalli como opção do PL ao Senado em 2026
  • Pelando - “Calvo do Campari” nega estupro, admite agressão mútua e segue investigado por violência doméstica
  • Geral - Construtora é condenada por entregar imóvel com defeitos e contas atrasadas em Cuiabá
  • Política MT - Pesquisa aponta Mauro Mendes e Janaina Riva à frente na disputa pelo Senado em Cuiabá e VG
  • Mundo - Netflix fecha acordo para assumir controle da Warner Bros. Discovery
  • Geral - Rio anuncia Réveillon com 13 palcos, cinco milhões de pessoas e espetáculo de fogos com drones