MEC realizará evento em alusão ao Setembro Azul


20/09/2024 às 16:53
Redação

MEC

OMinistério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), promoverá, na próxima quinta-feira, 26 de setembro, o “Setembro Azul/Surdo: Pessoa Surda em Foco”. O encontro vai ocorrer às 8h (horário de Brasília) no auditório do Anexo I do MEC, em Brasília (DF), no mesmo dia em que se celebra o Dia Nacional do Surdo. 

O evento busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do respeito às especificidades linguísticas e culturais das pessoas surdas, especialmente das que sofrem múltiplas opressões. Outro objetivo é fortalecer a cultura e a identidade surda, valorizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a participação política e social das pessoas surdas.?A reunião é destinada a representantes do MEC, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), de outros órgãos governamentais e da comunidade surda, assim como a outros membros da sociedade civil. 

Programação – Após a abertura do evento, será realizada, às 9h, a palestra “O que é Setembro Azul/Surdo?”, ministrada por Núbia Laismann, tradutora de Libras. Em seguida, está previsto para as 9h50 o relato-palestra, com o tema “Quem são os surdos?” ou “Surdos são todos iguais?”, proferido por Yanna Porcino, graduada em Letras/Libras e pesquisadora na área de literatura surda, além de conselheira de Diretoria da Coordenadoria Nacional de Jovens Surdos (CNJS). 

Contexto – O Dia Nacional do Surdo foi oficializado em 2008 pelo Decreto de Lei nº 11.796. A data foi escolhida para coincidir com a fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em 1857, no Rio de Janeiro, a primeira escola de surdos do Brasil.?Esse dia é marcado por ações e reflexões sobre a inclusão das pessoas surdas em várias áreas, como mercado de trabalho, educação, mídia e políticas públicas. 

Setembro Azul é um mês dedicado à comunidade surda, marcando lutas e conquistas ao longo dos anos. O movimento, iniciado em 2011, busca promover a Libras e a cultura surda, bem como garantir o direito à educação de qualidade para surdos.? 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Semifinais da Copa do Brasil: CBF define mandos de Corinthians x Flamengo e Atlético-MG x Vasco
  • Mato Grosso - Educação homologa licitações e anuncia novos Editais para obras na rede municipal de Várzea Grande
  • Pelando - Marçal admite ter encenado ida de ambulância para hospital
  • Geral - Vidente faz revelação chocante sobre o desaparecimento da irmã do lutador Vitor Belfort
  • Brasil - Primeira festa de A Fazenda 16 terá tema anos 1920 e show de Tierry
  • Brasil - Ivete Sangalo abre 5º dia de Rock in Rio sob olhares do marido e filhas
  • Pelando - Luan Santana e Jade Magalhães revelam sexo do bebê. Veja vídeo emocionante!
  • Brasil - Lula entrega 21 títulos territoriais a comunidades quilombolas; Palmares comemora conquista
  • Brasil - Talento Universitário abre inscrição para prêmio de R$ 5 mil
  • Brasil - Professora da UnB lança livro sobre ciberfeminismo e poder nas redes