Professora da UnB lança livro sobre ciberfeminismo e poder nas redes


20/09/2024 às 16:49
Redação

Veja

O Beira Literário, no restaurante Beirute da 107 Norte de Brasília, será palco do lançamento do livro Ciberfeminismo, Redes e Espaços de Poder, da professora Márcia Marques, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). O evento está marcado para a próxima quarta-feira, 25 de setembro, às 19h.

A obra é resultado de uma pesquisa que investiga como as redes digitais se transformaram em espaços de organização, troca e resistência para mulheres feministas, principalmente após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.

Márcia Marques desenvolveu sua pesquisa entre Montevidéu e Brasília, tendo como foco a rede Feministas Brasileiras no Uruguai. O grupo surgiu após o afastamento de Dilma, quando muitas mulheres brasileiras migraram para o Uruguai em busca de novos horizontes políticos e sociais.

A rede, que inicialmente contava com a participação de homens e mulheres, reorganizou-se após o brutal assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018, criando um espaço exclusivamente feminino no Facebook. É esse grupo que Márcia observa em seu estudo, lançado agora em formato de livro.

Foto: Reprodução/Metrópoles

Outro aspecto importante abordado no livro é a reflexão sobre o ciberfeminismo – um movimento que, desde o surgimento da internet, tem repensado o papel das mulheres e das tecnologias.

Para Márcia, o ciberfeminismo é uma arena de disputa de poder que atravessa fronteiras geográficas e sociais. O conceito é discutido detalhadamente em um dos capítulos, com exemplos práticos e teóricos que ajudam a entender a relação entre feminismo, tecnologia e luta por equidade.

“A ideia desse livro é servir como um manual de letramento, para ensinar como aprender em rede. E eu uso um modelo, uma rede de mulheres, para observar isso”, explica Márcia ao Metrópoles.

“Eu extraí os dados das trocas de mensagens delas e, mesmo manipulando os dados quase que manualmente, você consegue saber muito das pessoas. Imagine o quanto dos nossos dados não são obtidos a partir de máquinas com o poder de mexer exclusivamente com isso”, pondera a autora.

O evento de lançamento promete ser um espaço de diálogo e reflexão. No encontro no tradicional Beirute da 107 Norte, os participantes poderão conhecer mais sobre o processo de pesquisa de Márcia Marques e discutir a importância da construção de espaços feministas no ambiente digital.

Fonte: Metrópoles

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Semifinais da Copa do Brasil: CBF define mandos de Corinthians x Flamengo e Atlético-MG x Vasco
  • Mato Grosso - Educação homologa licitações e anuncia novos Editais para obras na rede municipal de Várzea Grande
  • Pelando - Marçal admite ter encenado ida de ambulância para hospital
  • Geral - Vidente faz revelação chocante sobre o desaparecimento da irmã do lutador Vitor Belfort
  • Brasil - Primeira festa de A Fazenda 16 terá tema anos 1920 e show de Tierry
  • Brasil - Ivete Sangalo abre 5º dia de Rock in Rio sob olhares do marido e filhas
  • Pelando - Luan Santana e Jade Magalhães revelam sexo do bebê. Veja vídeo emocionante!
  • Brasil - Lula entrega 21 títulos territoriais a comunidades quilombolas; Palmares comemora conquista
  • Brasil - Talento Universitário abre inscrição para prêmio de R$ 5 mil
  • Brasil - MEC realizará evento em alusão ao Setembro Azul