O emblemático duelo entre Kalil e Flávia pelo futuro de Várzea Grande: Continuidade vs. Novidade


11/09/2024 às 13:55
Fabio Luz

Várzea Grande

As eleições municipais de 2024 em Várzea Grande seguem acirradas e a todo vapor. Apesar de quatro candidatos disputando o paço Couto Magalhães, deve o pleito girar em torno do duelo entre o candidato à reeleição, o atual prefeito Kalil Baracat (MDB) e a advogada Flávia Moretti (PL), que são os candidatos que oferecem as maiores chances de vitória eleitoral devido à popularidade e ao arco de alianças eficientes que ambos construíram durante a pré-campanha.

Kalil Baracat engendrou uma poderosa base aliada com a Coligação VÁRZEA GRANDE MELHOR, que conta com os partidos políticos: REPUBLICANOS /PP/PDT/MDB/PRD/NOVO/AGIR/PSB/UNIÃO/PSD/Federação PSDB CIDADANIA (PSDB/CIDADANIA) e tem até agora mobilizado grande pessoal em sua campanha em torno de arrastões, bandeiraços e adesivaços, com uma narrativa que une a defesa de seu atual governo, que tem ampla aceitação junto a população, com uma proposta de gestão de continuidade, sobretudo focado, além da educação municipal, num dos calcanhares de Aquiles da cidade de Várzea Grande, a saber, a questão hídrica – tema bastante explorado na campanha de sua arquirrival, Flávia Moretti.

Do mesmo modo, Flávia, com a coligação SEDE POR MUDANÇA, a qual contém os partidos PL/PODEMOS/DC/ PRTB, apesar de um arco menor com sua base aliada, o ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos grandes trunfos populares que potencializa o nome da candidata. De perfil conservador, como o trocadilho do nome de sua coligação sugere, Moretti tem explorado, como oposição, o ataque frontal ao crônico problema de saneamento básico de Várzea Grande, problema que se arrasta há muitas décadas no munícipio, a qual intenta colar como um problema da gestão de Kalil e seus aliados de governos antecessores. Assim como seu opositor, sua campanha também tem apostado em arrastões e bandeiraços e um apelo retórico por mudança, que mira não só o atual prefeito como também seus principais aliados na região.

Com a terceira Estação de Tratamento de Água (ETA) em construção, um dos pilares das propostas de Kalil é o saneamento básico e abastecimento de água, no qual tem trabalhado e obtendo resultados nos últimos quatro anos. Kalil entende que o problema levantado pela sua rival não pode ser deixada sem respostas. A exibição diária do programa eleitoral K15, segue até o dia 03 de outubro, sempre às 12h e às 19h30, na TV Cidade Verde, e as inserções são reproduzidas pela TVG.

Flávia Moretti com a narrativa de privatização como a solução da questão da água, aposta numa retórica não só conservadora, mas também liberal, o que segue a cartilha das pautas e o perfil liberal conservador da gestão Bolsonaro. Soma-se à sua campanha o deputado federal mais votado do Brasil, Nikolas Ferreira (PL), que veio em Mato Grosso pedir voto e expressar maiores apoios a coligação de Moretti.

Embora, a rigor, Várzea Grande tenha muitas questões e searas a serem tratadas, tematizadas e discutidas, o centro do debate entre Kalil e Flávia gira em torno do saneamento básico por conta da controvérsia da discussão sobre a distribuição hídrica irregular aos várzea-grandenses. 

Quem vencerá: A continuidade ou a Novidade?

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Cavoodle: raça canina volta a se popularizar e especialista faz alerta
  • Pelando - Rayssa revela culpa após “trocar” namorado durante o Ilha da Tentação
  • Mundo - Marburg: o que se sabe sobre vírus com potencial pandêmico
  • Pelando - Avião de Gusttavo Lima vai ser usado no combate a crimes. Entenda
  • Geral - X paga multas impostas pelo STF e vai pedir liberação de funcionamento no Brasil, dizem fontes
  • Mato Grosso - CGE e SES firmam parceria para reduzir pagamentos indenizatórios
  • Brasil - Ana Castela ganha presente especial de Cristiano Ronaldo
  • Brasil - Mais de 13 milhões já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional; saiba como tirar
  • Brasil - Budweiser vai pagar R$ 20 mil para ‘fãs profissionais’ assistirem shows pelo Brasil
  • Mato Grosso - Secel divulga resultado preliminar do edital Viver Cultura – Identidades