Prêmio de Ciência voltado para mulheres e meninas abre inscrições


04/09/2024 às 13:40
Redação

Educação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) abriu as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro.

A iniciativa da SBPC já premiou 22 cientistas, tendo categorias diferentes a cada ano. Nesta edição, a premiação é dedicada a estudantes do ensino médio e de nível superior que têm a intenção de seguir carreira científica.

O objetivo é reconhecer jovens talentosas cujas pesquisas de iniciação científica demonstrem criatividade, rigor metodológico e potencial para contribuir com o futuro da ciência no país. Na última edição dedicada a esta categoria, em 2022, a SBPC recebeu um total de 446 indicações e a expectativa é que neste ano, o número de candidatas seja ainda maior.

Para participar, as alunas interessadas deverão se inscrever no concurso através de formulário online, e devem observar os critérios de avaliação disponíveis no edital. As interessadas devem ser indicadas por professores, orientadores, coordenadores de escola ou organizadores de olimpíadas e feiras científicas nacionais.

Serão selecionadas seis vencedoras, sendo três alunas de ensino médio e três de ensino superior. As estudantes de graduação podem escolher competir nas áreas de conhecimento: Engenharias, Exatas e Ciências da Terra, Humanidades ou Biológicas e Saúde.

As vencedoras do concurso serão anunciadas até o dia 20 de janeiro de 2025.

Elas receberão um troféu e terão a possibilidade de apresentar seus projetos na 77ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2025. Também participarão de mentoria com pesquisadores renomados, proporcionando uma oportunidade única de desenvolvimento em suas carreiras científicas.

A cerimônia de premiação acontecerá em 11 de fevereiro de 2025 e o evento será transmitido ao vivo pelo Canal da SBPC no YouTube. A data foi escolhida em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política Brasil - Blindagem da PF é questão-chave na sucessão de Lewandowski
  • Política Brasil - Bolsonaro pede a Moraes autorização para ter Smart TV em prisão na PF
  • Mato Grosso - Polícia Civil prende homem que tentou matar esposa queimada em Campo Novo do Parecis
  • Mato Grosso - Mato Grosso tem maior salto na educação e figura entre as dez melhores do Brasil
  • Política MT - Prefeito dialoga com empresários do Distrito Industrial e esclarece mudanças no ISS
  • Mato Grosso - Manter o Cadastro Único atualizado é essencial para garantir acesso a benefícios sociais em Várzea Grande
  • Mato Grosso - Destinos de Mato Grosso ganham destaque entre os principais polos de ecoturismo do Brasil
  • Política MT - Cuiabá sanciona lei de Ranalli que dá prioridade no SUS a vítimas de abuso e exploração sexual
  • Brasil - Merendeiro indígena de MT representa escolas estaduais em reality show nacional neste sábado (10)
  • Mundo - Quem era a mulher assassinada por agente de imigração nos EUA