Unemat participa da Semana de Inovação de Mato Grosso
Redação
Unemat
A Semana de Inovação de Mato Grosso - Edição 2024 (SIMT) - reúne especialistas, cientistas e empreendedores, entre os dias 2 e 6 de setembro, no Auditório da Fatec/Senai, em Cuiabá. Com as temáticas "Cultura de Inovação" e "Inovação e sustentabilidade na indústria alimentar: tecnologias emergentes e estratégias para um futuro saudável", o objetivo é reunir os atores que compõem a cadeia produtiva de alimentos, promovendo a troca de experiências, conhecimentos e explorar soluções e práticas sustentáveis.
Na solenidade de abertura, a reitora de Unemat, Vera Maquêa, afirmou que a ciência e a tecnologia devem ser usadas para contribuir na redução do abismo entre desenvolvimento econômico e social.
“O sistema de Ensino Superior público do Estado tem investido fortemente na inovação. E a pergunta que temos feito na Unemat é: inovar para quê? Inovar para quem? Nós temos um país que ocupa as primeiras posições no campo econômico e o final da fila, quando falamos em desenvolvimento humano”, destacou a reitora.
Representando a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Rodrigo Zanin, afirmou que não há nada mais importante para um país do que investir nessa área. “Podemos usar ciência, tecnologia e inovação para melhorar a vida das pessoas. Este evento integra universidades, terceiro setor e empresas para compartilhar conhecimentos”.
A Unemat está participando também com estande da Agência de Inovação (Aginov), onde estão expostos produtos e patentes desenvolvidas por pesquisadores da Universidade.
SAIBA MAIS
A Semana de Inovação de Mato Grosso ocorre juntamente com o 2º Simpósio Mato-grossense de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Simcitea) e a 9ª Semana de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SeCITA).
Até esta sexta-feira (06/09), haverá palestras, mesas redondas, painéis, oficinas, minicursos e apresentação de trabalhos científicos, trazendo networking, conhecimento das tendências, compreensão dos desafios na produção de alimentos, cada vez mais atentos às responsabilidades ambientais.
Confira a programação completa.