A Justiça Eleitoral é Você – Palestra esclarece mitos e verdades do sistema de votação
Redação
Eleições
Aproximadamente 140 pessoas participaram de uma palestra com o tema “Verdades e mitos sobre o sistema brasileiro de votação”, ministrada pelo secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Carlos Henrique Cândido, nesta quarta-feira (21.08). O evento ocorreu no Plenário do Tribunal foi direcionada ao público interno.
A iniciativa faz parte do movimento “A Justiça Eleitoral é Você”, fruto de uma parceria entre a Assessoria de Comunicação (Ascom), Secretaria de Administração e Orçamento (SAO) e Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). O objetivo é estimular o sentimento de pertencimento por parte do público interno do TRE-MT, além de disseminar informações sobre a segurança do processo eletrônico de votação. Dessa forma, a palestra foi direcionada aos servidores, servidoras, estagiários, estagiárias, terceirizados e terceirizadas.
“Acreditamos que o público interno é parte fundamental na construção da credibilidade da Justiça Eleitoral perante a sociedade, e assim surgiu a ideia deste projeto. É muito importante abordarmos o tema desta palestra, por exemplo, não só nas escolas e junto a outros grupos externos, mas também com todos e todas que compõem o Tribunal Regional Eleitoral. Todos somos parte desta força que organiza o processo eleitoral e precisamos estar preparados”, ressaltou o assessor de Comunicação do TRE-MT, Daniel Dino.
Durante a palestra, o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Carlos Henrique Cândido, fez um resgate histórico do processo eleitoral e falou sobre a segurança do processo de votação e da urna eletrônica. “É importante estarmos atentos às informações que nos chegam e entendermos como funciona o processo eleitoral, sem defender esse ou aquele lado, compreendendo de maneira racional e técnica que se trata de um sistema completamente seguro”.
Entre os participantes, estava a colaboradora terceirizada, Ivanilde Genuário, que avaliou a palestra como positiva. “Eu gostei, ele (o palestrante) explica muito bem. Ouvir de quem entende a explicação de que é impossível a urna ser fraudada deixa o assunto muito mais esclarecido. E a gente se sente mais segura”, destacou.