Cuiabá bate recorde calor com 41°C e é a cidade mais quente do Brasil
Redação
Entenda
A capital mato-grossense registrou 41°C, nesta quinta-feira (15), e estabeleceu um novo recorde de calor para 2024. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as três temperaturas mais altas do Brasil foram registradas em Mato Grosso, sendo Cuiabá em primeiro, seguido de Diamantino alcançando 39,5°C e Rosário Oeste, com 39,1°C (confira lista completa abaixo).
- Cuiabá (MT) 41°C
- Diamantin (MT) 39,5°C
- Rosário Oeste (MT) 39,1°C
- Santo Antônio do Leverger (MT) 39°C
- Rondonópolis (MT) 39°C
- São José do Rio Claro (MT) 39°C
- Coxim (MS) 38,6°C
- Nhumirim (MS) 38,5°C
- Salto do Céu (MT) 38,5°C
- Guarantã do Norte (MT) 38,4°C
Ainda conforme o levantamento do Inmet, das 10 cidades mais quentes do Brasil nessa quinta, oito são de Mato Grosso. Já as outras duas estão localizadas em Mato Grosso do Sul.
O Inmet emitiu um alerta de grande perigo devido à baixa umidade, que deve ficar em 10%, ainda nesta sexta. O comunicado abrange cinco municípios, sendo que três deles ficam em Mato Grosso. (veja a lista abaixo)
- Cuiabá
- Cáceres
- Rondonópolis
- Jataí (GO)
- Três lagoas (MS)
Onda de calor
Uma nova onda de calor está prevista para se intensificar nos próximos dias, elevando as temperaturas em todo o Centro-Sul do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais da metade das capitais brasileiras devem registrar máximas acima de 30°C neste fim de semana.
Uma massa de ar quente e seco se estabilizou na região central, trazendo de volta o calor após um início de semana marcado por recordes de frio em algumas capitais. O fenômeno é semelhante às ondas de calor anteriores, com o sistema intensificando a circulação de ventos quentes no interior do país e bloqueando o avanço de frentes frias.
Fonte: g1/MT