Record of Ragnarok é banida da Índia devido controvérsias


18/07/2023 às 16:06
Anime

Atualmente, o anime Record of Ragnarok é um dos maiores sucessos da Netflix em todo o mundo. A série animada Record of Ragnarok tem figurado no Top 10 de várias nações, mas a Índia é uma das poucas exceções. No entanto, muitos espectadores desconhecem o motivo bastante peculiar que levou ao banimento do anime no país. Até o momento, Record of Ragnarok ocupa a oitava posição entre as séries mais assistidas pelos assinantes brasileiros da Netflix, superando alguns dos maiores sucessos da plataforma.

POR QUE RECORD OF RAGNAROK FOI BANIDO NA ÍNDIA?

A premissa de Record of Ragnarok, a adaptação animada do mangá de Shinya Umemura e Takumi Fukui, é bastante simples: um torneio de lutas entre humanos e deuses da mitologia e teologia. No entanto, é exatamente essa premissa que levou ao banimento do anime na Índia! Após uma série de protestos no país, a Netflix decidiu remover a produção de seu catálogo indiano, deixando alguns fãs frustrados.

O problema reside no fato de que pelo menos uma das divindades retratadas na trama não é de natureza mitológica, mas faz parte de uma religião ativa. Essa divindade é Shiva, o deus da destruição na tradição hindu. A controvérsia em torno da representação de Shiva começou em 2021, quando Rajan Zed, presidente da Sociedade Universal do Hinduísmo, emitiu uma declaração oficial criticando o mangá por supostamente desrespeitar os deuses e deusas da religião hindu.

O especialista afirma que a mídia distorce os ensinamentos do hinduísmo, apresentando uma versão que é “na melhor das hipóteses, desinformada, e na pior das hipóteses, prejudicial“.

Record of Ragnarok retrata Shiva como um lutador brutal e extremamente poderoso, capaz de enfrentar divindades como Thor e Hércules em pé de igualdade.

Essa não foi a primeira vez que Zed fez críticas desse tipo. O líder religioso criticou o jogo Shin Megami Tensei IV: Final por incluir a presença de Krishna, o oitavo avatar do deus Vishnu, além do jogo de videogame Smite por trazer a deusa Kali como personagem.

De acordo com o site Anime News Network, a legislação indiana prevê várias regulamentações sobre o conteúdo exibido em emissoras de TV e plataformas de streaming. Uma dessas regulamentações proíbe o lançamento de produtos midiáticos que deliberadamente ofendam as crenças religiosas da população do país.

Por esse motivo, em vez de simplesmente cortar a participação de Shiva em Record of Ragnarok e continuar a exibição do anime na Índia, a Netflix optou por remover a produção de seu catálogo indiano.

Afinal, Shiva desempenha um papel importante na história, e remover o personagem causaria grandes problemas narrativos para o anime.

Enquanto a polêmica em torno de Record of Ragnarok continua na Índia, todos os episódios do anime estão disponíveis no catálogo brasileiro da Netflix.

 

Fonte: metagalaxia

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito