Governo deve fechar parceria com WeGO para projeto piloto de Smart City em 10 cidades do Estado


16/06/2025 às 12:30
Redação

MUNDO

O Governo de Mato Grosso deve formalizar uma parceria com a Organização Mundial de Cidades Inteligentes e Sustentáveis (WeGO), do governo metropolitano de Seul, na Coreia do Sul, para implantar o projeto piloto de Smart City em 10 cidades do Estado, para torná-las mais acessíveis e inteligentes. 

Essa instituição tem parcerias em todo o mundo com governos e prefeituras no desenvolvimento de soluções tecnológicas que melhoram a vida de quem está na cidade, no campo e também de quem as visita.

A agenda ocorreu na manhã desta segunda-feira (16.6), na sede do governo de Seul. O objetivo foi conhecer soluções, já implantadas, que resolveram problemas de mobilidade, gerenciamento do turismo e integração.

"Demos início na proposta para fechar uma parceria com a WeGO para implantar soluções tecnológicas e de inovação em 10 cidades do estado. Nosso objetivo é utilizar a experiência deles para tornar nossas cidades mais sustentáveis, melhorando os serviços públicos, resolvendo problemas para quem vive nas cidades e quem as visita", destacou o governador Mauro Mendes.

O secretário-geral da WeGO, Atty Jeong-Kee Kim, afirmou que é possível a parceria e seria "um prazer tê-los como membros da plataforma de gestão e expertise".

 


O que é a WeGO: uma associação internacional que reúne governos locais, provedores de soluções tecnológicas inteligentes e instituições comprometidas com a transformação das cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis, por meio da facilitação de parcerias público privadas (PPP).

A WeGO atua como uma plataforma internacional para apoiar seus membros na melhoria da qualidade de vida da população, na inovação na prestação de serviços públicos e no fortalecimento da competitividade regional. Atualmente, a organização conta com 164 governos locais membros em todo o mundo, sendo Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) as únicas cidades brasileiras a integrarem o grupo. 

Também participaram da reunião os deputados Beto Dois a Um e Ondanir Bortolini (Nininho), os secretários de estado Rogério Gallo (Fazenda), César Roveri (Segurança), Laice Souza (Comunicação) e Basílio Bezerra (Planejamento), o promotor de Tribunal de Contas do Estado, Alisson Alencar, além de representantes da Embaixada do Brasil na Coreia.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Romário prevê final dura entre Palmeiras e Flamengo e declara torcida pelo Rubro-Negro
  • Geral - Atleta mato-grossense será homenageado no Prêmio Brasil Olímpico 2025
  • Entrevista - Claudia Leitte diz que mudou para os EUA para criar os filhos com simplicidade
  • Entrevista - Kayky Brito sofre queda de bicicleta e leva pontos na cabeça, mas afirma estar bem
  • Política Brasil - Medeiros acusa base governista de barrar convocação de Jorge Messias na CPMI do INSS
  • Geral - Atrasos na entrega e ofertas enganosas lideram reclamações na Black Friday
  • Geral - Faustão aparece em foto rara com a família ao celebrar 24 anos de casamento
  • Política MT - Falta de diretriz do SUS impede adoção do Mounjaro na rede pública, afirma Abilio 
  • Mato Grosso - Hemorrede recebe novos equipamentos para ampliar produção e armazenamento de plasma
  • Política MT - Levantamento aponta Emanuel e Jayme como líderes em rejeição para o Governo de MT em 2026