Conselho Nacional Eleitoral atualiza apuração e aponta Maduro vencedor da eleição na Venezuela


Foto: Reprodução/Reuters  - Foto: Foto: Reprodução/Reuters Presidente Nicolás Maduro em coletiva de imprensa com jornalistas estrangeiros
03/08/2024 às 08:00
Redação

Venezuela

Sob pressão internacional, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) atualizou nesta sexta-feira (2) os resultados da eleição da Venezuela e reafirmou o presidente Nicolás Maduro como vencedor, reeleito para um novo mandato de seis anos.

A apuração tinha sido interrompida no domingo (28). Os resultados, segundo o CNE —cujo presidente é indicado por Maduro— apontam:

  • Nicolás Maduro: 51,95% (6.408.844 votos)
  • Edmundo González: 43,18% (5.326.104 votos)

Segundo o conselho, 96,87% da apuração foi concluída, com 59,97% de participação.

O CNE não apresentou as atas —os boletins de urna que detalham os resultados—, o que tem sido objeto de cobrança de autoridades e países, entre os quais o Brasil.

A oposição diz ter contagens paralelas segundo as quais González foi o vencedor com 67% dos votos --contra 30% de Maduro-- e exige a apresentação das atas eleitorais completas pelo CNE. Com base nessas contagens, Estados Unidos, Argentina e Uruguai declararam que o candidato da oposição venceu Maduro.

A eleição de domingo na Venezuela "não atendeu aos padrões internacionais de integridade e não pode ser considerada democrática", informou no início da semana o Centro Carter, que acompanhou com observadores o pleito. Além disso, o órgão afirmou que a autoridade eleitoral "demonstrou claro viés" em favor do atual presidente Nicolás Maduro.

Ainda nesta sexta-feira (2), a Suprema Corte venezuelana inicia a auditoria do resultado das eleições e convocou os 10 candidatos presidenciais --Maduro, González e mais oito-- para comparecer em sessão no tribunal nesta tarde, que começou às 15h15 (horário de Brasília)

González não compareceu à sessão --ele e Corina Machado, líderes da oposição-- estão ameaçados de prisão, que foi sugerida por Maduro durante esta semana. Segundo comentaristas da GloboNews, havia uma chance de González ser preso no tribunal caso comparecesse.

Fonte: G1

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Pelando - Saiba a real sobre o barraco no aniversário de Andressa Urach
  • Brasil - Em 5 anos, número de cursos de graduação EaD cresceu mais de 232%
  • Geral - Doenças sociais oportunistas (Everardo Maciel)
  • Pelando - Bia Miranda se pronuncia após Gato Preto declarar que ela interrompeu a gestação do segundo filho
  • Mato Grosso - Em Mato Grosso, CAR vira ferramenta para grilagem em terras indígenas
  • Pelando - Fã compra calcinha usada de Fabiana Andrade e valor chama a atenção
  • Mato Grosso - Museu de História Natural tem programação especial para o mês das crianças com oficinas e atividades lúdicas
  • Política Brasil - Faltam 3 dias: cinco municípios farão consultas populares no 1º turno
  • Geral - De cansaço à ansiedade: veja sintomas da deficiência de vitamina B12
  • Pelando - Maidê Mahl segue internada em estado grave