Unemat financia projetos de extensão na modalidade Projetos ODS


26/07/2024 às 08:44
Redação

Unemat

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), publicou edital interno de financiamento de projetos de extensão na modalidade Projetos ODS. O período de submissão das propostas segue até 11 de agosto. Com 300 mil reais em recursos próprios, a Unemat visa incentivar e fortalecer a creditação da Extensão Universitária com financiamento de até 5 mil reais às propostas inéditas, explicitamente alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e submetidas especificamente para o edital no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Os servidores efetivos da Unemat podem apresentar propostas, assim como os professores contratados com período do contrato igual ou superior ao período de execução da ação pretendida. Cada proponente poderá apresentar uma única proposta na condição de coordenador. É imprescindível que a comunidade externa seja o público alvo no atendimento das demandas e no desenvolvimento de ações de caráter social, educacional, ambiental, cultural, político, científico ou desportivo.

Durante os procedimentos de inscrição da proposta no Sigaa, os proponentes devem se atentar à vigência da proposta, que deve compreender o período de 1º de outubro de 2024 a 30 de setembro de 2025, à necessidade de evidenciar qual ou quais ODS a proposta contempla e ao prazo de encaminhamento da proposta, gravada em rascunho no Sigaa, em formato PDF, para o e-mail proec@unemat.br, que encerra às 23h59, horário de Cuiabá, do dia 11 de agosto.


Serão considerados os projetos desenvolvidos nas áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho, com ações relacionadas a pelo menos um dos 17 ODS estabelecidos pela Agenda Universal 2030.


A análise das propostas será realizada por uma comissão específica da Proec no período de 12 a 29 de agosto. O resultado final será publicado no dia 13 de setembro e a vigência dos projetos inicia a partir de 1º de outubro, com liberação dos recursos a partir do dia 15 de outubro deste ano.


O edital de seleção e apoio para ações de extensão na modalidade Projetos ODS objetiva fortalecer a relação da extensão universitária com os ODS da Agenda Universal 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). "É imprescindível que a Universidade esteja cada vez mais alinhada aos ODS, uma vez que esta assume um papel crucial na construção de um futuro mais justo e próspero. E, através da extensão universitária, podemos transformar o conhecimento em ação, engajando a comunidade na busca por soluções para os desafios globais", destaca o pró-reitor de Extensão e Cultura, Everton Nascimento.

 

"Os 17 ODS representam um norte para a atuação das universidades. Por meio da extensão, indissociada da pesquisa e do ensino, podemos contribuir para o combate à pobreza, à fome, à desigualdade, à mudança climática e à degradação ambiental", complementou Everton Nascimento.

Edital Nº002/2024 - Proec

 

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Geral - Isabelle Nogueira diz que era mais paquerada antes do BBB 24
  • Pelando - Gentili aceita acordo para encerrar processo movido por Carlos Bolsonaro
  • Mato Grosso - Moretti descarta reajuste nas tarifas de água e esgoto em Várzea Grande
  • Política MT - Valor de R$ 78 milhões para leilão da Santa Casa é contestado por presidente do TCE-MT
  • Política Brasil - Bolsonaro declara apoio a Wellington Fagundes ao governo de MT e aquece disputa para 2026
  • Geral - Taís Araujo ensina truque para disfarçar “cabeça grande” em fotos
  • Brasil - Setor de combustíveis de MT alerta para impacto de tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros
  • Mato Grosso - Mutirão “Regularize Já” no bairro São Benedito é temporariamente suspenso
  • Brasil - Exportações brasileiras de ovos disparam no 1º semestre de 2025
  • Mato Grosso - Municípios de Mato Grosso aderem ao programa Saúde Digital