Moradores sugerem mais faixas elevadas, sinalizações e investimentos em saneamento básico em Várzea Grande
Redação
Várzea Grande
Mais faixas elevadas próximo às escolas, aumento nas sinalizações em ruas e avenidas, novos viadutos para desafogar o trânsito, novas vias de acesso à Cuiabá, mais brigadas de incêndio na cidade e um projeto de guardiões das Áreas de Preservação Permanente (APP) são algumas das propostas apresentadas durante mais uma plenária do Plano de Governo Participativo do pré-candidato à reeleição, Kalil Baracat (MDB).
Esta é a primeira vez que os várzea-grandenses são ouvidos na elaboração de um plano de governo apontando o que desejam para o futuro da cidade. Kalil tinha o desejo de realizar essa consulta em 2020, mas devido à pandemia da covid-19 e os impedimentos de aglomeração, as reuniões não puderam ser realizadas.
Dezenas de pessoas compareceram ao Várzea Grande Tênis Clube na noite de terça-feira (23) para dar as suas contribuições com sugestões nos eixos de infraestrutura e saneamento básico. Os participantes foram divididos em quatro grupos e apresentaram as sugestões em conjunto. Elas foram entregues ao pré-candidato a vice-prefeito de Várzea Grande, Pedrinho Tolares (UB).
“Essas ideias são fundamentais para que a gente possa elaborar um plano de governo com ações mais eficazes e melhorar o atendimento à população de Várzea Grande. Temos visto que a cidade avançou bastante tanto na infraestrutura quanto no saneamento básico, mas precisamos investir muito mais ainda”, disse Pedrinho.
O prefeito Kalil Baracat (MDB) abriu a reunião e enfatizou que os investimentos em infraestrutura e saneamento básico resultaram em mais investimentos no setor imobiliário do município.
O mercado imobiliário em Várzea Grande atingiu R$ 553 milhões no 1º semestre de 2024, segundo pesquisa dos Indicadores do Mercado Imobiliário realizado pelo Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT). Houve um acréscimo de 3,63% no número de imóveis comercializados, totalizando 2.944, demonstrando solidez no setor habitacional, impulsionado por indicadores positivos da economia regional
O aumento da capacidade de compra e de investimentos em imóveis é atrelado ao crescimento do PIB de 8,1%, atrelado ao crescimento de 5% da renda das famílias no município e a baixa taxa de desocupação.
“Nós recebemos um depoimento de empresários do ramo imobiliário de que eles estão vendendo mais, porque a prefeitura investiu muito em mais infraestrutura e mais saneamento básico. Além disso, há um aumento populacional e isso está refletido no aumento do ITBI e na emissão de novas escrituras".
O Movimento VG Melhor promove na quinta-feira (25), às 19h no Tênis Clube Várzea Grande, a reunião setorial do Plano de Governo Participativo, para discutir Saúde e Qualidade de Vida.