Estratégia e foco são trunfos na preparação para o Enem 2024


Foto: Todo crédito a AdrianoAbreu/TribunadoNorte  - Foto: Foto: Todo crédito a AdrianoAbreu/TribunadoNorte Ailse Carla, coordenadora pedagógica do ensino médio no CEI Romualdo Galvão/Roberto Freire, destaca organização para a prova | Foto Adriano Abreu
18/07/2024 às 08:30
Redação

Enem

Com mais de 5 milhões de inscritos – 119.088 deles no Rio Grande do Norte –, de acordo com o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado em 3 e 10 de novembro. Faltam, portanto, menos de quatro meses para as provas, divididas em quatro áreas do conhecimento e uma redação dissertativo-argumentativa, e os candidatos se aproximam da reta final de preparação.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE conversou com Ailse Carla, coordenadora pedagógica do ensino médio no CEI Romualdo Galvão/Roberto Freire, sobre dicas de preparação para as provas. “Preparar-se para o Enem nos últimos meses envolve estratégia, organização e foco para maximizar o tempo disponível”, afirma.

Ela destaca alguns âmbitos para a preparação: revisão estratégica; resolução de simulados; análise de desempenho; material atualizado; organização e rotina; cuidados com a redação; e descanso e saúde. Para ela, realizar simulados e exercícios ajuda a reduzir a ansiedade da avaliação.

Após o simulado, o candidato pode analisar suas dificuldades e habilidades, de modo a reforçar os pontos de fragilidade com uma revisão. “Estabeleça uma rotina de estudos realista e consistente, organize seu tempo de modo a revisar todos os conteúdos importantes sem sobrecarregar-se e dedique tempo para praticar a escrita de redações”, Ailse aconselha.

Tão importante quanto a preparação com os conhecimentos teóricos é cuidar-se, priorizando as saúdes física e mental. “Descanse adequadamente, mantenha-se hidratado e pratique atividades que ajudem a reduzir o estresse, e quando necessário acione sua rede de apoio”, diz a profissional. Além disso, a elaboração de um cronograma de estudos é crucial para organizar e otimizar o tempo disponível: “Ele ajuda a manter a disciplina, monitorar o progresso e reduzir a ansiedade”.

A coordenadora pedagógica frisa que a escola e a família são essenciais nesta etapa. “A família tem um papel fundamental nesse processo, sendo bons ouvintes, proporcionando um ambiente acolhedor e evitando cobranças excessivas”, diz Ailse.

Entre as dicas para ajudar a saúde mental, ela elenca atitudes como ter uma rotina equilibrada de estudos, com momentos de descanso e lazer; praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável; dormir bem e praticar técnicas de relaxamento, como meditação e respiração profunda; evitar comparações com outros candidatos; e estabelecer metas realistas.

“Além disso, manter contato com amigos e familiares para obter apoio emocional e saber quando parar para descansar e recuperar as energias são medidas fundamentais para enfrentar a prova com tranquilidade e confiança”, completa.

Como orientações para a redação, muitas vezes decisiva para a aprovação e consequente ingresso no ensino superior, Ailse cita: conhecer as competências exigidas e dominá-las; adequar-se à norma-padrão; abordar o tema com precisão; estruturar a redação como texto dissertativo-argumentativo; utilizar repertório sociocultural diversificado; articular períodos e parágrafos com conectivos adequados; e propor intervenção com os cinco elementos obrigatórios: ação, agente, modo/meio, efeito e detalhamento.

O gabarito oficial do Enem 2024 será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.

Fonte: TribunaDoNorte

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito