MEC avalia reduzir vagas de Medicina da Unic após nota baixa no Enamed
Redação
RESULTADO
A Universidade de Cuiabá (Unic) pode ter o número de vagas do curso de Medicina reduzido após obter nota 2, em uma escala de 1 a 5, no primeiro Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O resultado é considerado abaixo do nível mínimo exigido pelo Ministério da Educação (MEC).
Além do possível corte de vagas, a instituição corre o risco de sofrer restrições em programas federais, como o Fies e o Prouni, e de ter bloqueados pedidos de expansão ou reajuste de mensalidades. De acordo com o MEC, cursos com desempenho insatisfatório entram em monitoramento para garantir a qualidade da formação dos futuros médicos que atuarão no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Mato Grosso, enquanto a Unic teve avaliação negativa, outras instituições se destacaram. A UFMT (Cuiabá e Sinop) e a UFR (Rondonópolis) receberam nota 4, considerada de alta proficiência. Já a Unemat (Cáceres) e o Univag (Várzea Grande) alcançaram nota 3, classificada como satisfatória.
Ao todo, 107 cursos de Medicina foram mal avaliados no país. As instituições terão prazo para apresentar defesa e propor melhorias, antes da aplicação definitiva das penalidades.