Não foi só o Threads: 5 vezes em que Mark Zuckerberg apostou em 'clones' de seus concorrentes


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08/07/2023 às 10:06
g1

Redes

Instagram apresentou na última quarta-feira (5) o Threads, um aplicativo com foco em texto. Ele vai competir com o Twitter, que anunciou há uma semana um limite temporário de leitura de posts.

Threads, que alcançou 70 milhões de usuários em dois dias, tem um visual muito parecido com o do Twitter. A nova rede é mais uma aposta de Mark Zuckerberg que se inspira fortemente em rivais da Meta, controladora do Instagram, do Facebook e do WhatsApp.

Snapchat ?? Stories

Os stories do Instagram existem desde 2016 e foram inspirados no recurso de mesmo nome que existe no Snapchat desde 2011. Com a funcionalidade, os usuários podem compartilhar post que ficam no ar por apenas 24 horas.

Segundo o Wall Street Journal, o Snapchat chegou a recusar uma oferta de US$ 3 bilhões feita em 2013 pela empresa de Zuckerberg. Depois disso, os stories foram levados não só para o Instagram, mas também para o Facebook e o WhatsApp.

 

TikTok ?? Reels

 

O TikTok, da chinesa ByteDance, foi lançado em 2016 como uma rede social de vídeos curtos e se tornou muito popular entre adolescentes. Três anos depois, quando o formato já era popular, o Instagram lançou o Reels como um teste no Brasil.

Os dois serviços são voltados para publicar vídeos verticais, que ocupam toda a tela do celular. Eles permitem dublar áudios de terceiros e tem vários recursos de edição, incluindo o que permite unir vários trechos de vídeos em apenas um.

BeReal ?? Candid

BeReal ficou conhecido em 2022 por enviar diariamente, em horário aleatório, uma notificação que oferece até dois minutos para os usuários postarem uma foto nova. A ideia da plataforma é apostar em imagens espontâneas, que não têm filtros nem recebem likes.

 

O Instagram foi um dos que tentou surfar nessa onda e começou a testar no fim do mesmo ano o Candid, em que os usuários são estimulados a publicar uma foto nos stories após uma notificação da plataforma. O recurso ainda não está disponível no Brasil.

Candid, recurso do Instagram que tem a mesma proposta do BeReal — Foto: Divulgação/Instagram

Candid, recurso do Instagram que tem a mesma proposta do BeReal — Foto: Divulgação/Instagram

 

Twitch ?? Facebook Gaming

 

A Twitch é uma plataforma de vídeos ao vivo que se destaca pelas gameplays, como são chamadas as transmissões em que usuários mostram o que estão jogando. Ela foi criada em 2011 e comprada em 2014 pela Amazon, por US$ 970 milhões.

Em 2018, foi lançado o Facebook Gaming, uma seção na rede social com a mesma proposta: reunir criadores de conteúdo que transmitem gameplays dos jogos mais populares.

O Instagram lançou em 2018 o IGTV, um aplicativo de vídeos de até uma hora de duração. A ideia era incentivar criadores a usarem a plataforma para atrair espectadores da TV e do YouTube.

Em 2022, o IGTV foi encerrado, e os vídeos longos que tinham sido publicados ficaram integrados ao perfil dos usuários no Instagram. A decisão foi anunciada em um momento em que a rede social se concentrava em expandir o Reels.

 

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