MEC abre adesão de instituições ao Prouni para o 1º semestre de 2026
Redação
ATENÇÃO
O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta segunda-feira (24) o período para que mantenedoras de instituições privadas de ensino superior manifestem interesse em participar do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao primeiro semestre de 2026. A adesão, renovação e emissão de termo aditivo devem ser feitas exclusivamente pelo Sisprouni, conforme o Edital nº 25/2025.
O prazo termina às 23h59 de 10 de dezembro, incluindo mantenedoras cujo termo de adesão esteja vencido ou que tenham sido desligadas anteriormente, desde que atendam às exigências legais. A retificação de informações no sistema poderá ser feita de 11 a 17 de dezembro.
Para aderir, a mantenedora não pode ter pendências no Cadin e deve comprovar regularidade fiscal perante a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Também é obrigatório enviar certidão válida até 10 de dezembro em formato PDF no sistema.
Instituições com mais de um campus ou unidade deverão firmar termos específicos por local de oferta, curso e turno, respeitando a proporcionalidade de bolsas em relação aos alunos pagantes, conforme prevê o edital.
Informações detalhadas estão disponíveis no portal do Prouni, na seção Legislações 2025.