Água com gengibre: o que acontece com o corpo se tomar todos os dias?
Redação
Dicas
Tomar água com gengibre diariamente é uma prática que tem ganhado popularidade devido aos seus potenciais benefícios para a saúde. A raiz tem propriedades medicinais conhecidas há séculos, adiciona um toque picante à água e traz uma série de efeitos positivos para o organismo.
No entanto, a nutricionista esportiva Rayanne Marques, que atende na Clínica Aesthesis, em Brasília, explica que gestantes e pessoas com pressão arterial elevada devem ter cuidado com o consumo.
“O gengibre pode ter efeitos tanto na redução quanto no aumento da pressão arterial. Em algumas pessoas, o uso regular acaba causando irritação intestinal devido a sua atividade estimulante. Gestantes, mulheres que estão amamentando e indivíduos alérgicas ao gengibre também devem evitá-lo”, alerta Rayanne.
Qual é a quantidade diária ideal para obter seus benefícios?
“A quantidade pode variar para cada pessoa dependendo de vários fatores, incluindo tolerância individual, condições de saúde e sensibilidade ao gengibre. Mas, via de regra, de uma a duas colheres de chá de gengibre fresco por dia é o indicado”, ensina.
Confira os principais benefícios do consumo de água com gengibre:
Perda de peso
O gengibre estimula o metabolismo, promove a digestão de gordura e a produção de ácido gástrico.
Reduzir inflamações
A raiz possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo. A longo prazo, o problema pode comprometer o sistema imunológico e aumentar o risco de doenças.
Melhorar a saúde gastrointestinal e a digestão
O gengibre é usado para aliviar desconfortos gastrointestinais, como indigestão, azia, flatulência e cólicas abdominais. Suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a acalmar o estômago e promover a digestão saudável.
“A raiz pode estimular a produção de enzimas digestivas, o que melhora a quebra de alimentos e a absorção de nutrientes no trato gastrointestinal e pode ajudar a aliviar sintomas de indigestão, além de melhorar a eficiência da digestão”, diz a nutricionista.
Promover a saúde cardiovascular
Alguns estudos sugerem que o gengibre pode melhorar a circulação sanguínea e, por isso, ser benéfico para a saúde cardiovascular, ajudando a reduzir o risco de coágulos sanguíneos e melhorando o fluxo de sangue para o coração e outros órgãos.
Melhorar a imunidade
Segundo a nutricionista, o gengibre tem sido usado na medicina popular como um estimulante do sistema imunológico. Alguns estudos sugerem que compostos encontrados na raiz podem ajudar a aumentar a atividade das células do sistema imunológico, como os linfócitos e os macrófagos, que desempenham um papel importante na defesa do corpo contra infecções.
Existe diferença entre o gengibre fresco e o em pó?
O gengibre fresco tende a ter um teor mais alto de nutrientes em comparação com a versão em pó, pois o processo de secagem e moagem pode diminuir a quantidade de compostos como vitaminas e antioxidantes.
“O gengibre fresco contém fibras dietéticas, que são benéficas para a saúde digestiva, enquanto o em pó pode ter uma quantidade reduzida de fibras devido ao processo de moagem. A versão fresca pode ser mais potente em termos de sabor e compostos bioativos”, esclarece.
Fonte: Metrópoles