Xô, ansiedade! Arquiteta dá dicas de decoração para deixar a casa zen
Redação
Saiba mais
A ansiedade se tornou um problema frequente na vida das pessoas, pelas mais diversas razões. Estudos recentes divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 26,8% dos brasileiros convivem com esse quadro.
São várias as áreas da vida que podem precisar de ajustes, mas você sabia que uma delas é a decoração do lar? Isso mesmo! Dependendo de como a sua casa está, ela pode aliviar a sua ansiedade ou até piorá-la.
Segundo a arquiteta Júlia Guadix, à frente do Studio Guadix, existem aspectos da decoração que é preciso considerar para tornar a casa um local tranquilo e calmo.
No caso das cores, por exemplo, a profissional recomenda usar tons de azul, verde e cinza para um efeito calmante.
Porém, e sobre os outros aspectos da casa? Veja as demais dicas de Júlia para um lar que ajude a aliviar a ansiedade a seguir:
Use uma iluminação adequada
Para Júlia, é importante considerar os dois tipos de luz existentes em um lar: a natural e a artificial. E, para tornar os cômodos mais calmos, o ideal é que a primeira seja mais presente e a segunda apareça apenas de forma suave e difusa.
“Ao invés de usar fontes intensas de luz, elas podem ser refletidas no teto ou nas paredes, ou mesmo aparecer por meio de abajures e luminárias de piso. Também gosto muito do efeito das velas aromáticas”, diz.
Pense na seleção dos móveis
Sofás macios, poltronas ergonômicas e camas aconchegantes são essenciais para aliviar a ansiedade em casa. Eles oferecem um refúgio reconfortante onde é possível desacelerar e encontrar conforto físico e emocional em meio à correria do dia a dia.
Adicione elementos naturais
Elementos naturais, como plantas, pedras, madeiras e palha, auxiliam em uma maior conexão com a natureza, melhorando o bem-estar dos moradores. Isso sem contar que as plantas ajudam na purificação do ar, o que é ótimo para a qualidade de vida.
Não se esqueça da organização
Um lar desorganizado nunca é bom, entretanto pode ser pior ainda para quem sofre com ansiedade, aumentando o problema. Assim, não é recomendado deixar itens jogados pela casa. Júlia defende, inclusive, que o melhor é manter apenas os objetos essenciais à vista, para evitar a sobrecarga visual.
Tenha um espaço para descanso
Criar um ou mais espaços no lar com almofadas, velas perfumadas e música suave, entre outros itens e coisas aconchegantes, pode ser de grande ajuda para aliviar a ansiedade em casa. “Eu considero muito bacana que as pessoas tenham um cantinho mais reservado para atividades de introspecção, como ler ou rezar”, conclui a arquiteta.
Fonte: AltoAstral