Fidelis destaca que debater a educação pode transformar vidas; Autoridades pontuam relevância do 14° Fórum da Undime-MT
Larissa Malheiros
Evento da Educação em Cuiabá
Durante o 14° Fórum Extraordinário da Undime-MT (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso), que teve início na manhã desta quinta-feira (06), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, autoridades nacionais e estaduais marcaram presença e destacaram a relevância da temática abordada: Gestão em Educação: Compreendendo seus significados e redefinindo caminhos. Também sobre a importância do texto no cenário do estado de Mato Grosso, o presidente da Undime-MT, o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis ressaltou o objetivo do evento e a missão.
“São 142 municípios em nosso estado falando da educação, teremos dois dias, aonde a Undime-MT vai estar discutindo. Essas discursões vão ser levadas aos nossos municípios, porque é lá nos municípios, que nós fazemos as diferenças, lá nos municípios que as coisas acontecem, seja o aluno do município, do Estado, ou da Rede Privada. É em cada município, que nós podemos fazer as transformações necessárias que tanto acreditamos e almejamos.”, explicou Fidelis.
Também presente no evento, o presidente da Undime Nacional e dirigente municipal da Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima. Na ocasião, ele participou da mesa redonda “As políticas Públicas e o Compromisso de todos. Para uma Educação que avance em Regime de Colaboração”. Em sua abordagem falou sobre o avanço da educação e a busca por ideais criativas para levar aos municípios. No entanto, foi enfático ao lembrar que para dar certo é necessário que as parcerias se concretizem.
“Essa parceria entre governo do Estado e os municípios é o segredo de sucesso”, descreveu Alessio.
O representante do Ministério da Educação (MEC), que também fez parte da mesa redonda com o presidente Alessio, Valdoir Wathier, comentou que a temática levantada no debate do Fórum é relevante porque a educação básica se constrói em regime de colaboração. “Então, embora os municípios sejam grandes responsáveis pelas políticas, especialmente na educação infantil e fundamental, a proposta toda é de trabalhar em regime de colaboração. Então, o governo federal também tem um papel de apoio. E para que esse apoio, tanto técnico quanto financeiro, chegue da forma adequada, o diálogo é imprescindível”, disparou.
A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino, que marcou presença na abertura do encontro, disse ser extraordinário dedicar dias relacionados à cultura da educação.
“Estamos muito contentes de poder estar aqui, quando falam desse espaço, deste evento, para propagar o contato político com o poder judiciário, em construir política pública, tratamento adequado e prevenção de conflitos na educação, no meio dos círculos de educação de classe. Por isso, nós estamos ocupando todas as oportunidades que surgem para falar da importância dos círculos de educação de classe", narrou.
A desembargadora acrescentou que o trabalho do presidente Silvio Fidelis tem fortalecido a categoria da educação.
“Tem sido um parceiro muito importante. As ações conduzem a esse entrelaçamento de objetivos e, principalmente, de propósitos, de lhe fazer, porque o segmento da educação é muito forte e fortalece, cada vez mais. E que nós possamos ocupar as suas políticas públicas fortes e bem construídas”.
Entre as autoridades do estado de Mato Grosso, também estava o presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios, o prefeito de primavera do Leste, Leonardo Bortolini.
O gestor parabenizou Fidelis pela realização do evento e disse que se trata de uma oportunidade de levar a equidade na condição de informação, de debate, de discussões a todos os municípios, independente da sua economia, do seu coeficiente populacional, do seu tamanho de extensão territorial.
“A Undime é de fato, o verdadeiro colegiado da educação e que tem a competência e capacidade de levar a informação da educação. A AMM se faz presente, não somente como o participe institucional, mas para afirmar o compromisso de estar ladeada nas bandeiras da Undime que favorecerem o Fórum. Fortalecimento da educação dos municípios. E acredito que há um aluno, onde a gente vai discutir muita inovação na educação, inclusão, é para construirmos uma educação de melhor qualidade a todos os municípios independente da sua situação econômica”, frisou ele.
Ainda compondo o dispositivo de autoridades estavam: Nadine Moreira da Silva - secretária-adjunta de Gestão Educacional de Mato Grosso; doutor Miguel Slhessarenko – MPMT/coordenador do Centro de Apoio Operacional de Educação; Eva de Paulo Vieira Santos, coordenadora da Seccional Uncme Mato Grosso; Valdeir Pereira, presidente do SINTEP Mato Grosso, professora Rute Da Palma, diretora do Instituto de Educação da IEUFMT; doutora Cassyra Vuolo, secretária-executiva da Comissão Permanente de Educação e Cultura do Tribunal de Contas do Estado; e o vice-prefeito de Várzea Grande José Aderson Hazama.