Sisu 2024: MEC investiga vazamento indevido de resultados provisórios
Redação
Educação
O Ministério da Educação (MEC) confirmou, nesta sexta-feira (2/2), que houve uma “divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos” da data inicial de anúncio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. A pasta também informou que esse vazamento de dados será investigado.
O cronograma inicial do MEC para o Sisu previa a divulgação dos resultados na quarta (31/1). Porém, a data precisou ser adiada devido a problemas técnicos na plataforma. À noite do mesmo dia, a pasta da Educação emitiu nota informando que havia identificado falhas no sistema e, por isso, “reiniciou os protocolos de homologação”.
No entanto, durante a manhã de quarta, uma parcela dos candidatos conseguiu acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e consultar os resultados na chamada regular deste processo do MEC, que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior.
Segundo relatos, alguns deles verificaram o selo de “aprovado”. Contudo, no dia seguinte (1º/2), quando os resultados foram divulgados oficialmente, eles teriam “perdido” as vagas nas instituições de ensino após a plataforma apresentar problemas técnicos.
“O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 31 de janeiro. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada”, reforçou o ministério em nota.
Cronograma do Sisu
Ao todo, o programa ofertou 264.360 vagas, distribuídas entre 127 instituições de ensino superior. O critério para a seleção tem como base as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — nesse caso, a edição de 2023.
O período de matrícula em universidades, faculdades e institutos públicos começa nesta sexta (2/2) e termina na próxima quarta (7/2). Agora, os candidatos não selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera entre quarta (31/1) e 7 de fevereiro.
Veja o cronograma:
- Resultados: 31 de janeiro
- Matrícula: de 2 a 7 de fevereiro
- Lista de espera: manifestar interesse entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro
- Convocação da lista de espera: 16 de fevereiro
Fonte: Metrópoles