Esportes movimentam rotina de crianças e adolescentes


divulgação  - Foto: divulgação Divulgação
29/12/2023 às 11:29
Redação

Esporte

om muita integração e atividade física para crianças, jovens e adultos as Escolinhas Desportivas do Projeto de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, fecham esse ano de 2023.  Festivais, campeonatos, e outros eventos estão na lista dessa ação da Faculdade de Educação Física (FEF) da UFMT, que alcança atividades como o mini-handebol, handebol, basquete, natação, ginástica rítmica e outras.

Com mais de 50 alunos, entre seis e 10 anos de idade,  o mini-handebol foi destaque nas atividades do Projeto. A escolinha, que oferta aulas gratuitas, é chancelada pela Confederação Brasileira de Handebol como polo oficial do mini-handebol no Brasil. E para capacitar o time de profissionais que atuam com crianças e adolescentes, o atual diretor nacional de Mini-handebol pela Confederação Brasileira de Handebol, ministrou o Curso de Formação de Mini-handebol, em parceria com a Federação de Handebol de Mato Grosso. 

Durante os semestres jogos amistosos também foram organizados, e em dezembro, a UFMT sediou o 1º Festival da modalidade. A  técnica desportiva da FEF, Fernanda Gabriella Pedroso Marques, destacou a relevância da ação para a região. “As equipes foram mescladas conforme a idade, buscando equilibrar o nível do time. Cada equipe teve como treinador responsável os pais das crianças”, disse.

Ela complementou que a participação dos familiares foi e é extremamente importante para a organização do evento. “O fato de prestigiarem as crianças, incentivando, comemorando as vitórias e amparando nas derrotas é muito engrandecedor”, destacou, falando ainda sobre outras atividades extras realizadas durante o Festival, como: desenho e pintura, bambolê, amarelinha, jogo da memória, jogo da velha e tiro ao alvo.

Desporto, saúde e educação 

Ainda sobre o Festival, Fernanda Gabriella Pedroso Marques, falou sobre a rede de apoio. “Contamos com a presença de 19 voluntários de diversos cursos de graduação da UFMT e outras instituições. Dentre os objetivos o evento visou divulgar, fomentar e fortalecer o mini-handebol/handebol;Incentivar a participação de discentes de diversas faculdades;  Incentivar prática do mini-handebol de forma lúdica e com Fair-Play”, destacou.

Sobre as aulas de natação e futsal, que são desenvolvidas por meio de atividades práticas na piscina da UFMT, a técnica desportiva ressaltou a oportunidade de acesso. “Essa ação é uma chance de que  os alunos experimentem atividades em meio aquático, vivenciando, interpretando e significando as ações desenvolvidas. Já o futsal, uma das modalidades mais populares em nosso país, se tornou um dos esportes mais praticados nos últimos anos, e na UFMT acontece nas quadras externas”, disse.

Ela complementou que essas práticas são produzidas através de atividades e jogos, visando oportunizar a prática de esportes para crianças e adolescentes. ‘Buscamos integrar esses alunos (as) à cultura do esporte e fomentar a criticidade quanto o papel do esporte na vida de cada um e destes na sociedade, bem como aprimorar as habilidades motoras e cognitivas através de modalidades esportivas e estimular a convivência e socialização das crianças e jovens”, finalizou, citando ainda o preparo da equipe de Ginástica Rítmica que também participou de Curso de Técnica e Manejo de Aparelho da GR com a Árbitra Internacional e Presidente da Federação Matogrossense de Ginástica e outras atividades realizadas nesta modalidade.

Acompanhe no site da FEF e Instagram do Projeto de Extensão sobre vagas nas modalidades para 2024. Edital está previsto para o mês de janeiro.

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Política Brasil - Deputados aderem à caminhada de Nikolas Ferreira rumo a Brasília
  • Mato Grosso - Licitação para construção de terminais do BRT é declarada deserta em MT
  • Geral - Justiça mantém prisão de ex-servidores investigados por fraude milionária
  • Mato Grosso - Governo de MT empossa mais de 1,2 mil professores efetivos e reforça rede
  • Geral - Francisco Gil completa 31 anos e faz homenagem à mãe, Preta Gil
  • Brasil - CNH digital passa a ter renovação automática e gratuita em 2026
  • Política Mundo - Proposta de Trump sobre a Groenlândia provoca tensão em Davos
  • Geral - Gisele Bündchen presta homenagem a Valentino Garavani após morte aos 93 anos
  • Pelando - Quem é Luan Frank, apontado como novo affair de Lucas Guimarães
  • Mato Grosso - Sefaz apreende carga de R$ 968 mil em fiscalização na divisa com MS