Saiba como usar a nota do Enem para entrar na USP


 - Foto: Divulgação
20/12/2023 às 15:19
Redação

Entenda!

A Universidade de São Paulo (USP) não utiliza mais o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) desde o primeiro semestre deste ano. Ainda assim, a instituição continua a receber alunos através da nota do Enem, por meio de um sistema próprio de seleção.

A mudança foi feita para que os alunos aprovados pela Fuvest e aqueles que usaram a nota do Enem pudessem começar o semestre letivo no mesmo momento. Veja como funciona.

Como tentar uma vaga na USP usando o Enem?


As inscrições para o Enem-USP 2024 já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Fuvest, mesma organizadora do vestibular tradicional da USP;
As inscrições começaram no dia 4 de dezembro e vão até o dia 5 de janeiro de 2024;
Existe uma taxa de inscrição, no valor de R$ 10. O prazo para pagamento da taxa termina em 8 de janeiro de 2024;
Os estudantes que também fizeram o vestibular tradicional da USP, a prova da Fuvest, não precisam pagar a taxa de inscrição, além daqueles que estão inscritos no CadÚnico.
O candidato poderá escolher por três opções de cursos, seguindo uma ordem de prioridade, em uma das áreas de interesse: Ciências Biológicas e da Vida (B); Ciências Exatas e Tecnológicas (E) e Ciências Humanas e Sociais (H). O aluno não pode escolher cursos de áreas de interesses distintas.

Depois de feita a inscrição, o estudante também pode alterar os cursos que listou em suas três opções dentro da área escolhida. Essas alterações poderão ser feitas nos dias 18 e 19 de janeiro.

A primeira chamada de candidatos aprovados acontecerá no dia 24 de janeiro, e a segunda em 14 de fevereiro. Caso não seja chamado, o candidato ainda pode se inscrever nas listas de espera.

A USP também indica que as listas das primeira e segunda chamada, além das posteriores, são publicadas no site da Fuvest. 

No edital, o estudante pode conferir a quantidade de vagas disponíveis para cada curso, além das notas mínimas e os pesos de cada área do conhecimento cobrada no Enem.

A USP tem cotas?
Confira abaixo as categorias de inscrição oferecidas pela USP:

Ampla Concorrência (AC);
Escola Pública (EP-L1), que são candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
Escola Pública (EP-L3), são candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
Pretos, Pardos e Indígenas (PPI-L2), são vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
Pretos, Pardos e Indígenas (PPI-L4), são vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

Fonte: Terra

0 comentários


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *


Veja mais:


  • Brasil - Buarque, ex de Bia Miranda, é levado às pressas ao hospital
  • Mato Grosso - Rede Cidadã forma 48 alunos em informática; inscrições para novas turmas estão abertas
  • Geral - Exposição à luz durante a noite pode aumentar risco de Alzheimer
  • Geral - 3 frutas brasileiras são classificadas entre as 100 melhores do mundo
  • Pelando - Justiça decreta prisão de Gato Preto, namorado de Bia Miranda
  • Brasil - Anielle Franco confirma importunação sexual de Silvio Almeida
  • Geral - Pessoas com cegueira hereditária conseguem ler após terapia inédita
  • Pelando - IZA estará no Rock in Rio grávida de oito meses. Relembre quem fez o mesmo e saiba os riscos!
  • Pelando - Por que Deolane Bezerra também é investigada nos EUA? Entenda!
  • Política Brasil - Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito